Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Colaborador 8 Comentários

O chorume é um efluente líquido resultante do processo de decomposição da matéria orgânica devido à variação física, química e biológica dos elementos orgânicos presentes nos resíduos sólidos urbanos. A substância é altamente tóxica, antigerminativa e carcinogênica, a partir de exposições diárias, podendo conter elementos químicos como Cádmio, Lítio e Níquel que se não coletado e tratado adequadamente causa a contaminação do solo do ar e das águas superficiais e subterrâneas. Roberto Quirino comentou brevemente seu projeto: “A partir do modelo apresentado por mim o chorume é coletado através de uma coifa horizontal semi-fechada. O efluente é conduzido para um tanque de armazenamento com capacidade total de 200 litros atendendo a demanda no período chuvoso onde há aumento de 65% do seu volume por tonelada. O chorume fica retido no tanque durante a jornada de trabalho. Ao término, o veículo coletor segue para o aterro sanitário onde é descarregado o resíduo sólido nas células de deposição e o efluente líquido na Estação de Tratamento de Chorume (ETC) ou nas lagoas anaeróbias, as quais têm a função de reter e estabilizar os elementos nocivos ao meio ambiente”.


Colaborador: Roberto Quirino Técnico em Mecânica formado pela Associação Brasileira de Manutenção, Técnico em Meio Ambiente pela Escola Técnica São Carlos , Membro do Grupamento Previncêndio PERD e graduando em Engenharia Ambiental pela UNIPAC é o mais novo colaborador de Ciências e Tecnologias e disponibiliza mais um de seus projetos ambiental patenteado a nível nacional em uma das empresas conceituada. O estudante buscou parcerias com várias empresas da região mas a conseguiu com a empresa PAULISTA VILAGE, realizando o depósito de pedido de registro de patente no INPI. Roberto Quirino está grato primeiramente a DEUS pela vitória alcançada e a por todos os colaboradores.

Glossário: Efluente - Algo que emana de algum corpo; Antigerminativo - Impede de desenvolver-se vegetativamente; Carcinogênico - Que produz, ou tende a produzir, câncer; Coifa - Chaminé, em forma de sino, que recobre fogões a gás e as capelas de laboratórios de um química.



8 Comentários

  1. Maria de lourdes de O Andrade says:

    Valeu pela iniciativa

  2. Maria de Lourdes de O Andrade says:

    Iniciativas como estas devem ser valorizadas pois visam o BEM COMUM. Infelizmente, nosso país, cidade,universidades, empresas utilizam da retórica a favor do meio ambiente, da valorização do empreendedorismo porém na prática, são incapazes de ajudar pessoas com idéias simples e tão brilhantes como esta do Roberto.
    Ele tem lutado e algumas portas estão se abrindo. Que seja implementado este projeto e seu esforço em prol de todos seja reconhecido.
    Parabéns Roberto! Parabéns a este site que realmente está colaborando com papel social através da mídia!

  3. Anônimo says:

    Parabéns Roberto,
    Fico feliz pela brilhante iniciativa.
    O planeta agradece!
    Maria Tereza

  4. Maria José de castro Quintão says:

    Roberto, Pode ter certeza que muitas vitórias estão a caminho. Parabéns, você merce muito sucesso.
    Maria José

  5. Dora Sena says:

    O Roberto Carlos é um colega de trabalho, no exercício de cargo e funções bem humildes para o seu cabedal e inteligência, mas agradecido a Deus pelo que faz e por tudo, risonho e sempre feliz com a vida, ele é um "fazedor" de amigos.
    Muito esforçado naquilo em que se empreende, Roberto tem recebido de nós, amigos-colegas que nos orgulhamos dele, as constantes e merecidas lisonjas pelos frutos da sua determinação e trabalho.
    Ele é mais que um esforçado... É um teimoso! Teima contra todas as correntezas e ventos, porventura contrários
    aos seus propósitos e, aí está uma amostra do seu empreendedorismo.
    Parabéns, colega! Vá em frente e que Deus continue a abençoá-lo em suas lutas!... Abraço fraterno.
    Curtir ·

  6. Aurora Alves says:

    Conheci o Roberto na Escola Técnica São Carlos onde ele apresentou o protótipo de seu projeto numa Feira Técnica.
    Desde então o admiro por sua garra, inteligência, esforço, coragem e sobretudo por seu espírito empreendedor.
    Parabéns Roberto! Que Deus
    abençõe sua magnífica idéia
    e lhe dê o sucesso.
    Gde abraço Aurora

  7. VALDENIR says:

    Valeu Roberto Carlos...Continue sempre inovando/inventando...Quando estiver na escola com aquela chave de fenda e alicate no bolso, ponha a cuca para funcionar...Parabéns!

  8. Quando nós colocamos nossa fé em açao, não a nada que possa nos impedir de alcançar nossas vitorias, ainda mais quando colocamos tudo nas mãos de Deus. podemos já ter a certeza de que vai se cumprir,(Roberto carlos quirino)sei que não foi fácil, mais.... de uma coisa eu sei... que mesmo embaixo ou em cima saiba de uma coisa... você sempre esteve na palma das mãos de Deus!!!!!
    já deu tudo certo... oh gloriaaaa!!!!!!


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!