Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR 14 Comentários

Como dá para perceber, pelo tanto de coisa que escrevo e publico aqui no blog, eu gosto muito de escrever, e por isso hoje resolvi encher o saco publicar uma crônica que escrevi em 2009. Esqueci de publicar aqui e ficou perdida nos meus arquivos, até outro dia. Li ela e percebi a sorte que foi eu ainda não a ter publicado no Mídia e Ecologia.com, pois ela estava mal-estruturada e com algumas partes sem sentido. Então a reestruturei e, como agora estou pegando gosto pelo desenho, desenhei dois caçadores papeando (os quais fiz a roupa me baseando na vestimenta dos caçadores das histórias de Chico Bento), que é o foco da crônica.
Ela é uma crítica à precária vigilância da região em que os caçadores e lenhadores se esbaldam, acabando com a floresta.
Se gostar, peço que comente a respeito, elogiando; se não gostar, peço que não me xingue e comente a respeito, sobre o que preciso melhorar (isso serve para a crônica e para o desenho que fiz). Então, agora podem ler a crônica exclusiva deste blog, no melhor estilo de Luís Fernando Veríssimo:


Papo de Caçador

Por D@nil.B

Certo dia, na floresta Amazônica...
- Compadre João!
- Oi, Zé!
- Tem caçado muito?
- Como não? Ontem mesmo caçei uma onça deste tamanho!
- Puxa!
- E ainda consegui um bom preço para minha costureira fazer um casaco de pele bacana da onça!
- Que maravilha. Azar tive eu. Não consegui caçar nada ontem...
- Tenha fé, homem! Hoje trouxe um pé-de-coelho. Posso lhe emprestar, se quiser.
- Valeu, amigão! Mas e você?
- Eu me viro! E se não conseguir caçar nada hoje, não tem problema! Corto uma Sequóia e vendo para uma daquelas fábricas de papel clandestinas. Aí tô feito!
...
- O que foi João?
- Hã?
- Por que, de repente, você ficou calado aí, mais parecendo um tronco de árvore?
- É que eu tive a impressão de ter visto um guarda-florestal ali, rodando perto daquela árvore!
- Pfff!! Que besteira... Precisa ter medo, não!
BAM
- Viu, João? É só dá um tirinho que o cabra sai correndo, morrendo de medo.
- Ah, que susto! E eu pensei que podia ser coisa séria, Zé! Brigadão, viu?
- Que é isso? Não foi nada...
...
- Olha, a conversa tá boa, mas eu preciso ir. Não quero chegar tarde em casa.
- Tá bom. Eu também estou querendo acabar logo com a minha cota diária.
- Tchau!
- Ei, deixa eu te dar uma dica antes!
- Diga.
- Dê preferência aos filhotes, pois eles são menos ariscos e têm a pele mais macia que a dos adultos, certo?
- Claro! Não vou esquecer disso.
- Então, tchau!
- Até mais!

Agora que acabou de ler preste atenção: Fiz uma versão imagem desta crônica para quem quiser imprimir ela com uma forma mais bonita, ou apenas salvar no seu computador sem ter que usar o Word. Acesse Papo de Caçador - Versão Imagem e confira!




14 Comentários

  1. OI D@nil.B, gostei da crônica. Só queria um final que os caçadores fossem prejudicados por sua própria ganância. Continue escrevendo... Está muito bom. Abs. Paulo

  2. D@nil.B says:

    Obrigado, Paulo. Mas eu fiz esta crítica tentando ser o mais real possível, e então não pude criar tal final, pois ele não existe.

  3. OI D@nil.B, entendi... Infelizmente esse pessoal causa um estrago muito grande. Parabéns pelo texto. Abs. Paulo.

  4. D@nil.B says:

    E, infelizmente, não há governo decente aqui no Brasil para fazer eles pararem, Paulo... Apesar disso estou feliz por ter gostado da minha crônica! ;D

  5. Um dos gibis que mais gostei quando era criança era a Turma do Pererê, do Ziraldo, e com eles aprendi a gostar e respeitar os habitantes das matas e florestas. Isso que falta para muitos brasileiros, "educação"... Agora, pra marmanjo caçador, só multa punição de acordo com a lei. Abs. Paulo

  6. mas esses caras não são nada perto de grandes empresas que agem na ilegalidade, quem exploram de forma devastadora tudo o que ve pela frente....
    é triste!

    bjo

  7. D@nil.B says:

    Ziraldo é muito bom em conscientizar e divertir as pessoas mesmo, Paulo. Você não vê as charges que ele fazia? Não? Então acessa http://ziraldo.blogtv.uol.com.br.
    Mas eu acho que deviam prender esses caçadores por, no mínimo, uns dez anos. Sem direito a fiança. Assim eles aprenderiam mais rápido (acho eu).

    Nisso não há dúvida, Bruna. Mas fazer o que? Nos mesmos as incentivamos, consumindo seus produtos... Tem empresa poluidora aí que tem vínculos com outras legais, criando, assim, uma boa imagem para ela.

  8. OI D@nil.B, é mesmo, temos lei para coibir essas irregularidades, precisamos aplicar com eficiência. Obrigado pela dica do Ziraldo. Abs. Paulo

  9. D@nil.B says:

    O problema é a despreocupação do governo, em que os senadores só se importam em botar dinheiro público no bolso, Paulo.

  10. D@nil.B says:

    E o blog do Ziraldo merece ser divulgado!

  11. Oi D@nil.B, o Ziraldo é uma preciosidade nacional. Infelizmente nossa geração não foi contemplada com a divulgação necessária na mídia, e o apoio que Ziraldo merecia para brilhar em todo seu esplendor como artista. Não consigo entender como a Turma do Pererê não existe mais nas bancas. Como pode? Um tema tão interessante quanto a vida na mata, e o olhar crítico sobre o modo como lidamos com a civilização, não ser reconhecido e admirado, como unanimidade. Tenho visto Ziraldo nas Tv's educativas com trabalho junto às crianças, e de forma espetacular. Ziraldo é um grande mestre, e foi (na minha opinião) injustiçado por ter sido deixado um pouco de lado, pela industria do entretenimento, e dos quadrinhos também. Abs. Paulo

  12. Aviso aos membros!
    A partir de abril os postadores serão:

    04/04 - Segunda-feira - Ricardo
    06/04 - Quarta-feira - Tulio
    08/04 - Sexta-feira - Marcelle
    Nessa semana ficarão de folga: Daniel, Humor 2D, Paulo e D@ni.B.

    11/04 - Segunda-feira - Daniel
    13/04 - Quarta-feira - Humor 2D
    15/04 - Sexta-feira - Paulo
    Nessa semana ficarão de folga: D@nil.B, Ricardo, Tulio e Paulo.

    18/04 - Segunda-feira - D@nil.B
    20/04 - Quarta-feira - Ricardo
    22/04 - Sexta-feira - Tulio
    Nessa semana ficarão de folga: Marcelle, Daniel, Humor 2D e Paulo.

    25/04 - Segunda-feira - Marcelle
    27/04 - Quarta-feira - Daniel
    29/04 - Sexta-feira - Humor 2D
    Nessa semana ficarão de folga: D@nil.B, Ricardo, Tulio e Paulo.

    Alguns ficaram semanas a mais do que os outros de folga, mas no mês de maio eles ficarão com menos semanas de folga!
    Membros, a data é pra ser cumprida, o conteúdo vocês quem escolhem!
    O Cronograma do Mês de Maio vai ser publicado na última semana de abril. E atenção: Nesse mês (Março) continuem postando quando quiserem, mas a partir de mês de abril vão ter que seguir direitinho o cronograma!
    Dúvidas, falar comigo no: daniel-milk@hotmail.com

    Obs: Se alguns dos membros naquele dia, por exemplo, for viajar, deverá me avisar e ficará sem postar, mas, terá que postar 1 dia a mais no próximo mês!

    Obrigado pela compreensão :D

  13. Zaffari says:

    Eu gostei da crônica, retrata bem o acontece todo dia na amazônia e em outras florestas mundo afora. É triste saber que isso acontece no nosso país e que o governo está cego ou não quer ver a realidade.

  14. D@nil.B says:

    É mesmo uma pena que Ziraldo tenha tido sua liberdade de divulgar suas criações limitada, Paulo. Pelo menos foi recompensado pelo governo recetemente, por causa das injustiças que sofreu na ditadura.
    Na TV Cultura passa seriados baseados em suas obras, como o Um Menino Muito Maluquinho e A Turma do Pererê. São muito bons, e passam de manhã, você devia assistir-los algum dia.

    Obrigado pelo aviso, Daniel, mas da próxima vaz manda um e-mail, certo?

    Obrigado pela visita e pelo comentário, Zaffari! Fico feliz que tenha gostado da minha crônica, e compartilho a sua tristeza, pois saber que existe uma coisa errada e não poder fazer nada para mudá-la é péssimo!


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!