Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR 6 Comentários

A-le-lu-ia! A-le-lu-ia! Aleluia, Aleluia!!! Essa vocês não esperavam, hein? Finalmente a continuação da retrospectiva 2010 foi publicada! Demorou muito, mas agora você, leitor, poderá saciar a sua curiosidade. Peço desculpas pelo enorme atraso. Da próxima vez que publicar duas partes de um só artigo irei fazê-las de uma só vez, assim não haverá atrasos...

6 - Africanos na Copa

2010 provavelmente (adoro esta palavra) foi o ano mais produtivo turisticamente da África do Sul, pois ela foi a sede da Copa deste ano. Enfim o pessoal da FIFA mandou seus preconceitos raciais "pras cucuias" e resolveu ter como sede um país de um continente pobre e discriminado. E houve de tudo nesta copa! Molusco vidente, Cantor pé-frio, bola torta, técnico anão estressado e até cornetas com barulhos irritantes! Bem, acho que é só.
Para informações acesse: A Copa do Mundo é Verde?, A Copa do Mundo Está se Tornando Ecologicamente Correta!, Como estão os preparativos para a Copa Verde do Brasil?, RETROSPECTIVA 2010 - Copa do Mundo e Especial Charges: Copa do Mundo.

7 - A Escolha de Ladrões de Gravatas

Nas Eleições de 2010 houve vários momentos marcantes e frustrantes, como todas as outras, mas um dos melhores foi a candidatura de Marina Silva, uma antiga petista e ex-ministra do meio ambiente que foi responsável por colocar a sustentabilidade como mais um tema nos discursos das eleições. Ela se posicionou em 3º lugar entre a candidata mais votada, fazendo com que Dilma perdesse alguns votos (o que infelizmente não a impediu de vencer). E como você poderá ler a seguir, a sustentabilidade influenciou algumas palavras ditas por Dilma em seus discursos pós-eleições.



Muro retratando os candidatos como eles realmente são. Achado em O lixo das Campanhas Eleitorais.


8 - A Primeira Presidenta do Brasil

Depois de Barack Obama, agora chega Dilma na presidência! A fantoche de Lula até que não está indo tão ruim assim, pois ela já declarou que: Terá tolerância zero com o desmatador (depois de um protesto do Greenpeace); "alguns pontos deveriam "ser objeto de aprofundamento e/ou negociação" [depois da entrega da Agenda por um Brasil Justo e Sustentável], baseada nas diretrizes para o programa de governo da candidatura verde, mas estava de acordo com a meta de incluir 10% dos biomas brasileiros em unidades de conservação; a prioridade de proteção da Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica; a ação consistente na recuperação de áreas degradadas; e o veto à anistia para desmatadores"; irá se comprometer a combater o desmatamento, "garante que a política industrial levará em conta critérios ambientais e reforça o compromisso do governo com as metas voluntárias apresentadas na COP15, além de destacar outras medidas, como zoneamento agroecológico, recuperação de terras degradadas e manejo florestal"; irá buscar o desenvolvimento sustentável a longo prazo com cuidados para não afetar a natureza, além de ter afirmado que "A visão moderna do desenvolvimento econômico é aquela que [...] convive com o meio ambiente sem agredi-lo". Só espero que esta posição não mude no decorrer de seu mandato, assim, mesmo não tendo Marina, poderemos crescer na área sustentável da tecnologia, e conseguir diminuir mais o desmatamento na Amazônia.
Os trechos entre aspas foram extraídos do artigo Dilma venceu. E agora?.

9 - O Grande Show Ecológico

Entre 9 a 11 de Outubro de 2010 houve um grande evento que trouxe, para nós, discursos sustentáveis e músicas (por isso atraiu muitos jovens), que lembra bem o Woodstock, um evento do mesmo porte, lançado na década de 1960 nos E.U.A.. O SWU (Stars with you - Começa com você) foi criado pelo Grupo Totalcom, o qual apresentou a iniciativa de mobilização social por meio do evento.
Pode-se compreender melhor isso lendo a apresentação do show: "Um movimento para aproximar pessoas que têm ao menos uma preocupação em comum e sentimentos parecidos. Um movimento para juntar pessoas que querem começar a agir. E também para sensibilizar quem está ocupado demais com mil coisas e até agora não parou pra pensar nesse assunto. Um chamamento à ação. Mas sem apelar para o medo ou a culpa. Um movimento com o jeito brasileiro: irreverente, alegre, leve. Afinal, quem disse que só porque um assunto é sério ele que precisa ser chato?".
E foi descontraído e divertido assim que o SWU gerou um tremendo sucesso, mesmo com o ingresso custando mais de R$200 e a proibição de menores. Espera-se uma melhora nestes pontos na versão de 2011 do evento.
Para maiores informações acesse: Um Woodstock verde(-amarelo), O SWU e a polêmica sustentabilidade e Site Oficial.

10 - Controlando o Aquecimento Global

Em 2010 a 16ª edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (ou simplesmente, COP16) foi considerada um sucesso, apesar do fiasco da COP15, pois conseguiu "aprovar um pacote com propostas sólidas – como a criação de um Fundo Verde e a aprovação do mecanismo de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) – e aprovação de todos os países, menos da Bolívia", segundo o Blog do Jogo Limpo. E houve foram tantos acontecimentos nessa conferência que muitos blogs acabaram os descrevendo, por isso é melhor acessar os seguinte links, assim não precisarei transcrever mais nada: Cobertura especial - COP16 e E a COP-16 traz (boas) surpresas….

Boa semana e, mais uma vez, me desculpe pelo gigantesco atraso. E para finalizar este artigo em grande estilo, acesse Fatos que marcaram 2010, para ver um estupendo gráfico!

Fontes de Pesquisa: Blog do Jogo Limpo (1 e 2) e E esse tal Meio Ambiente?.



6 Comentários

  1. Oi D@nil.B, gostei da retrospectiva 2010. Muita coisa importante aconteceu. Espero que a preservação dos ecossistemas realmente faça parte dos planos de governo da Dilma. Além disso há muito o que regulamentar e restaurar. É inevitável que a política um dia seja mais voltada ao "verde". Abs.

  2. D@nil.B says:

    É ótimo saber que estou agradando os meus leitores, Paulo! Agradeço pela leitura e comentário de meu texto.
    E, com todo este movimento ecológico, se Dilma não inserir nada ligado a natureza em suas regulamentações, vai chover protesto.

  3. te indiquei a um selo
    clique aqui e saiba mais
    http://cs-humornanet.blogspot.com/2011/02/selo.html

  4. Te indiquei um selo tb rsrsr
    http://turma-blogueira.blogspot.com/2011/02/selo.html

  5. muito bons as retrospestivas 2010, e ficou engraçados os políticos pintados

  6. D@nil.B says:

    Muito obrigado a vocês dois, Humor na Net e DesAnimações, pelo lindo selo! Em breve o publicarei!

    Obrigado Humor 2D, mas foi apenas uma única retrospectiva dividida em duas partes. E eu também achei engraçado os cartazes de campanha pintados, se bem que com a minha legenda ficou melhor não? ;)


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!