Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR 8 Comentários

 border=O meu leitor mais antigo deve estar sentindo uma sensação de Deja Vú, quando leu o título acima e viu a imagem ao lado, pois há exatamente um ano (365 dias) eu escrevi Uma Postagem Feita Para Você, onde eu agradecia meus leitores por me acompanhar meus artigos e adiantava algumas novidades para eles.
Desde aquele dia muita coisa mudou, começando pelo meu modo de escrever: naquela época (falando assim até parece que faz muito tempo) eu achava graça trocar a palavra "você" por "tu" e "seu" por "teu", mas depois percebi que era mais correto não trocar e que não tinha graça nenhuma. Outra palavra que troquei muito durante 1 ano e 1 mês foi o gênero deste texto. Inicialmente eu chamava de "postagem", então resolvi abreviar para "post", mas aí descobri que este era um termo inglês e recentemente tenho usado a palavra "artigo".
Como no artigo do ano passado, neste eu também gostaria de agradecer à todos os leitores deste blog que acompanham e leem os artigos que escrevo, e agradeço mais ainda quem comenta, pois adoro ouvir as opiniões dos meus leitores, tanto que eu sempre respondo eles (iniciativa ocorrida desde que li um post do Gerenciando Blog). Agradeço em especial a Bruna do Maluquet na Net (a maior comentarista), o Vitor do Lamentavell e o Matheus do Nitendo Tiras, que são os leitores que mais comentam aqui, então um abraço para todos e continuem vindo aqui!
Um fato que eu desconhecia (até a poucos instantes) é que dia 31 de Agosto (hoje) é o Dia do Blog, dia em que os blogueiros devem indicar alguns blogs que eles acham interessantes. O site oficial desta data é o Blog Day (sempre tem que ser inglês, né?), e eu já indiquei uns 4 aí em cima, e agora como estou com preguiça deixo os leitores livres para fazer um comentário de divulgação de seu blog no espaço de comentários deste artigo.
Bom, isso é só. Obrigado pela atenção e boa semana (apesar de já ser Terça).

Atualização 5/9/2010:
Planejei deixar o logotipo do Mídia e Ecologia.com - versão comemorativa de 1 ano, até o ínicio de Setembro, pois como o blog faz aniversário no último dia de Julho, então decedi colocar uma versão comemorativa da logomarca do blog durante o mês de Agosto. Agora que já mudei para a versão tradicional (agora com a url do blog), deixo a versão comemorativa logo abaixo, para quem quiser guarda-la como lembrança.

Aproveito para dizer que o Penso, logo Escrevo achou uma curiosidade sobre o Dia do Blog, vale a pena acessar Feliz Blog Day para confirir!
E confira também um novo jogo, muito legal, em Jogos do Mídia e Ecologia.com.



Pensado e Desenvolvido por Danil BR 2 Comentários

Hoje eu publico a última crônica sobre a natureza em que li no livro O Mundo é Bárbaro (se quiser ler todas as crônicas compre o livro na Saraiva.com.br ou na Livraria Cultura), da editora Objetiva. Começou em Março, quando comprei o livro referido e decedi publicar algumas crônicas que achei mais relevantes e com sentimentos ambientais, mas apareceu um problema: a preguiça. Então tive a ideia de digitalizar as páginas que queria publicar aqui, no Mídia e Ecologia.com. Além de eu não precisar ficar digitando as mesmas palavras do livro aqui (se eu ainda pudesse fazer Ctrl+C no livro...), também ficou mais prático para os meus leitores salvarem em seus computadores, ou imprimirem, sem ter colocar em um Editor de Textos ou num Bloco de Notas. Viu? Preguiça também tem o seu lado bom!
Nesta crônica Luís Fernando Veríssimo ele comenta como é bom os animais e vegetais não falarem, senão não conseguiriamos almoçar sem uma baita dor de conciência. Mas o autor também nos faz refletir sobre o discurso democrático, quer dizer, os protestos pelas injustiças da vida (ou algo assim). E é por isso, segundo ele, que o brasileiro não tem o dom da fala. O motivo é que nós não prostestamos mais em multidões revolucionistas como nós ou nossos pais faziam na época da ditadura, e deixamos nossos políticos resolverem por nós, o problema é que atualmente os pensamentos da maioria deles só vão até o que eles podem comprar com a verba pública.



Não Fique Triste! Este Artigo Ainda Não Acabou. Clique Aqui Para Terminar a sua Leitura
Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Como você já deve saber, os políticos criaram uma lei que proíbe fazer humor com candidatos políticos. O problema é que o humor político criado pelos comediantes brasileiros serve para nós nos atentarmos à esses corruptos e refletirmos sobre a situação atual do país, e sem a graça política, ficamos sem rirmos enquanto nos informamos sobre as besteiras que nossos governantes fizeram.
Acho rídicula essa lei, pois não se deve limitar a liberdade da imprensa (principalmente neste caso), e por causa de muitas pessoas também acharem isso houve um protesto no Domingo (leia a notíca acessando No Supremo, Abert contesta lei que proíbe humor contra candidatos em rádio e TV).
Os nossos governantes não querem ter concorrentes, mas não podemos deixar isso acontecer, pois se, pelo menos, uma (pequena) parte do povo não se consientizar, o futuro do Brasil, com certeza, não terá mais jeito. E é por isso que eu concordo com Maurício Ricardo quando ele diz que " eles querem ser os únicos palhaços".
E agora, como não quero me prolongar (mais), assistam ótimas charges sobre este assunto (além de uma seleção das mais hilárias campanhas - pra não dizer rídiculas):



Não Fique Triste! Este Artigo Ainda Não Acabou. Clique Aqui Para Terminar a sua Leitura
Pensado e Desenvolvido por Danil BR 2 Comentários

Antigamente o comum era utilizar sacolas de pano para carregar as compras, que as pessoas faziam em feiras ou mercadinhos, e não em Supermercados ou Centros de Compras (popularmente chamados de Shoppings), que hoje em dia são bem mais frequentados pelos cidadões de classe média.
Mas na década de 1970 o saco plástico foi introduzido no mercado, e por ser uma opção barata e prática de transportar produtos industrializados (ou não), ele se tornou muito popular para os compradores e também para os comerciantes, que resolveram distribuir-lo de graça, contanto que fosse usado para carregar as compras de sua casa comercial, os mercados.
Como eu disse antes, todos adoraram ter um transporte de produtos que fosse mais leve e descartável que seu antecessor, então todos os comerciantes começaram a distribuir sacos plásticos gratuitamente, para os usuários de seus mercados. Só que como este tipo de saco é muito frágil ele pode ser rasgado e sujado facilmente, fazendo que seu dono (ou dona) o descarte (jogar o saco no lixo, para os leigos) rapidamente.
O problema não é jogar fora 1 saco plástico no lixo, e sim milhares! É claro que nem você, nem a sua família inteira jogam fora milhares de sacos plásticos diariamente, mas você, o resto de sua família e toda a população mundial sim. E este fato gera vários problemas ambientais.



Não Fique Triste! Este Artigo Ainda Não Acabou. Clique Aqui Para Terminar a sua Leitura
Pensado e Desenvolvido por Danil BR 9 Comentários

Desde os primórdios da humanidade o homem polui o ambiente em que vive, pois para criar uma cidade ele acaba com florestas, e usa o espaço desocupado para contruir casas e indústrias (ou casas de comércio, no inicio das civilizações). E nisso solta muitas moléculas de carbono (e outras substâncias que agora não estou me lembrando) na atmosfera, além dos resíduos químicos, e possivelmente tóxicos, em rios e mares. Assim poluem a natureza e retiram/destroem uma boa quantidade de Oxigênio dos solos e das águas (não, da atmosfera, não o Oxigênio é destruído, e sim o Ozônio).

Por isso foi criado o Dia do Combate à Poluição (quantos posts eu já escrevi sobre datas comemorativas este mês? Eu acho que é meu recorde), que foi ontem 14 de Agosto, assim aprendemos os tipos de poluição existentes para poder combater-los!
Primeiramente devo esclarecer o significado da palavra poluição, mas como não sei exatamente (e os dicionários sempre trazem palavras dificies), transcrevo um ótimo conceito escrito por Jussara de Barros, do site Brasil Escola: "A poluição é a degradação das características naturais do meio ambiente, sejam elas físicas, químicas ou biológicas. Isso acontece em razão da remoção ou adição de substâncias que prejudicam a natureza, seja no ar, no solo ou na água.", agora você sabe porque nós devemos combate-la, certo?



Não Fique Triste! Este Artigo Ainda Não Acabou. Clique Aqui Para Terminar a sua Leitura
Pensado e Desenvolvido por Danil BR 5 Comentários

Hoje eu recebi um lindo selo do Concorde ou Não, um blog que debate vários temas bem reflexivos e polêmicos de nossa sociedade. Eu tive sorte dele me escolher como parceiro e agora como merecedor deste selo ao lado.
Já vi vários blogs receberem este presente pela admiração de outros autores pelo trabalho que exercem, mas nunca havia recebido nenhum.
Ultimamente eu tenho recebido muitos comentários, e fico muito feliz quando leio um. Agora com muito prazer (e felicidade) recebo um belo selo de Iago Oliveira, que me avisou, via comentário no post Tirinhas Ecológicas (5) (que provavelmente é a última coletânea de tiras que posto aqui), sua indicação feita para meu blog.

Ainda não criei um selo exclusivo para mandar a todos os blogs que admiro (provavelmente até Dezembro estará feito), então, por enquanto só mandarei o selo acima para alguns dos meus blogs preferidos.
Os Escolhidos são:
Bigode do Gato (com um conteúdo original e de ótima qualidade)
Lamentavell (muito humor e curiosidades você só encontra aí)
Ovelha Nega (também tem muito humor e curiosidaes, além de indicações de jogos e sites legais)
Tiras do Euricéfalo (tiras originais, inteligentes e muito engraçadas)
Nitendo tiras (ótimas tiras com gráficos excelentes e personagens de jogos antigos)
Animação Brasileira (as melhores e mais consagradas animações que o Brasil já produziu ou ainda irá produizir você só encontra lá, além de conferir os bastidores de algumas)

Estes blogs indicados terão que:
- Compartilhar o link de quem você recebeu esse prêmio, em seu post;
- Colocar o selo no seu blog ou no seu post;
- Passar este prêmio para outros 6 blogs;
- Incluir o link dos indicados no post;
- E lhes informar sobre o prêmio, deixando comentários em seus respectivos blogs.
Essas são as regras que recebi, por isso você que recebeu este selo não deixe de obedece-las e, se puder, fazer um comentário aqui de elogio, dúvida ou crítica, que serão todos bem-vindos e respondidos!



Pensado e Desenvolvido por Danil BR 8 Comentários

Hoje é Sexta-Feira 13, mas mesmo assim consegui entrar no meu PC para publicar mais quadrinhos sobre a natureza, e seus problemas! Hoje é um dia comum como qualquer outro, e não o mais azarado do ano, só porque um rei francês mandou matar alguns cavaleiros (saiba mais sobre a origem deste assustador dia acessando Sexta Feira Treze).
Hoje também é Dia do Economista!
"Vivas para mim e para o meu rico dinheirinho!" - Tio Patinhas
"Vivas por que? Hoje não é o Dia do Sovina, seu pão-duro!" - D@nil.B
"Grunf!" - Tio Patinhas
Agora que o Momento Fã Ridiculo da Web já passou, acesse Dia do Economista e se informe mais sobre a data que homenageia eu e o pato mais rico do mundo!

Ontem foi o Dia Nacional das Artes (outra data comemorativa? Isso já tá ficando tediante), por isso também gostaria de indicar um bom texto informativo do Recanto das Letras para vocês se informarem sobre po assunto (já deu pra perceber que hoje não estou a fim de contar a origem dessas datas, né? Já não basta o último post que publiquei).
Por isso decidi publicar alguns exemplos da nona arte: 10 tiras em quadrinhos (na verdade são 9 tiras e 1 charge, ou vice e versa) ecológicas, para vocês se divertirem e refletiram!




Não Fique Triste! Este Artigo Ainda Não Acabou. Clique Aqui Para Terminar a sua Leitura
Pensado e Desenvolvido por Danil BR 2 Comentários

"Os pais não nasceram somente para nos dar dinheiro ou qualquer outra coisa de bem material, e sim para suprir as nossas necessidades dando-nos carinho, atenção, amor e afeto. Os pais são uma dádiva para cada filho, pois sem eles o que seriamos de nós?", assim disse o astro da MPB, Fábio Junior, que dedicou esta linda mensagem ao seu querido pai.
Nossos pais sempre podem ajudar e consolar você, não importando a idade que ele (ou você), tenha, pois Pai é um amigo para todas as horas, um tesouro sem jóias, um amigo para todas as horas!
Desde crianças aprendemos a lidar com as pessoas e as situações, por causa de nossos pais. Mas por que o plural de pai e mãe (casal) é pais em nosso idioma? Só pode ser porque o pai é muito importante para nossa vida e carater, assim os criadores de nosso idoma optaram por usar esta expressão. Apesar da maoiria das pessoas se sentirem mais próximos da mãe, do que do pai (espero que o meu pai não leia isso), essa é a realidade.
E hoje, 8 de Agosto de 2010 (e 2º Domingo de Agosto), é o Dia dos Pais, data com origem parecida com a origem do Dia das Mães (leia mais sobre este dia acessando Mãe, Nossa Melhor Companheira), pois os dois dias foram criados para incentivar a união e respeito dos seus familiares.

Quem teve teve a ideia de homegear os pais criando um dia de comemoração à eles foi a estadunidense Sonora Louise Smart Dood, que teve a ideia de homenagear John Bruce Dood, seu pai, pois ele se esforçou muito para criar seus 6 filhos sozinhos (a esposa faleceu ao dar a luz ao sexto filho). Sonora também teve o sermão de seu pai, que foi dedicado às mães, como motivação para criar esta data comemorativa.
Esse dia foi oficializado em 1972 (apesar de que já se comemorasse o Dia dos Pais desde 1910), pelo presidente estadunidense Richard Nixon. Curioso que em muitos países esse dia seja comemorado no terceiro Domingo de Maio, e não no segundo, como é aqui, no Brasil. Falando nisso, quem trouxe esta data comemorativa para cá foi o publicitário (tinha que ser) Sylvio Bherinh, e o Dia dos Pais foi festejado, pela primeira vez no Brasil, em 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Assistam agora um rapaz dando um presente ao pai, na maior cara-de-pau:


E também um video que dá vida a expressão "Pai é quem cria", feita por Maurício Ricardo:


Assistam também um video muito legal que postei ano passado no meu post comemorativo do Dia dos Pais.

Fontes de Pesquisa: Brasil Escola e Frases Curtas.

E FELIZ DIA DOS PAIS À TODOS QUE SÃO! E AOS LEITORES DESTE BLOG QUE NÃO SÃO TAMBÉM!




Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

O buscador Eco4Planet é ótimo! Desde que o conheci por meio de um link do Vivo Verde, eu o adicionei como buscador padrão do meu navegador, e também incluí uma caixa de busca deste serviço na barra lateral do Mídia e Ecologia.com (infelizmente houve um problema com o gadget e eu tive que retira-lo do meu layout), também é frequente a visualização de seu blog por mim (apesar de ultimamente eu não ter lido muito seus artigos)!

Até já divulguei um artigo dele aqui no blog, e costumava postar toda vez que eles plantavam novas mudas, mas acabei cansando de sempre postar novas mudas do Eco4Planet, então acabei deixando o programa pra lá e esquecendo de visitar seu o blog oficial.

Mas sempre o utilizo para minhas pesquisas na internet, e quando ele mudou seu layout fui fuçar o blog e deparei com uma maravilhosa surpresa! Agora o Eco4Planet tem um canal no YouTube, e lá ele publica videos exclusivos.




Não Fique Triste! Este Artigo Ainda Não Acabou. Clique Aqui Para Terminar a sua Leitura
Pensado e Desenvolvido por Bruno Albuquerque 3 Comentários

Bem, dizer aqui que Avatar é a maior bilheteria de todos os tempos é tolice; dizer que é um bom filme, apontando os seus principais pontos positivos não é necessário, pois todos já sabem quais são. Por isso, irei fazer um pequeno texto sobre um aspecto pesadamente positivo no filme que poucos falam - e o pior, sequer notaram durante a exibição do filme (pois hoje a população só gosta de efeitos especiais em demasiada quantidade nas telas): a sua relação com a ECOLOGIA.

A princípio, o longa dirigido por James Cameron (Aliens, Exterminador do Futuro) é focado no personagem Jake Sully (interpretado por Sam Worthington), que vai para Pandora trabalhar no lugar do seu recém-falecido irmão, e ao chegar lá se apaixona profundamente por Neytiri, filha do chefe de uma sociedade de seres humanóides chamados Na'vi. Mas, para ficar com o seu grande amor, Jake deverá abandonar a sua vida antiga, chegando ao ponto de "trair" os seus amigos. Enfim, a história é clichê ao extremo, mas essa não é a essência principal de Avatar.

Após Uma Hora e Meia de filme, começamos a notar algo mais - uma mensagem passada por Cameron, que para alguns só é compreensível após a exibição do filme. Assistimos no filme um ato terrível que o próprio ser humano faz no nosso planeta; algo que está constantemente sendo citado na televisão, nos jornais, revistas e etc. O nome disso é A DESTRUIÇÃO DE FLORESTAS. "Caramba, já estamos cansados de ver isso na televisão, por que vão levar isso para o cinema, que é um local para a nossa diversão?" Eu diria que isso foi uma nobre tentativa do diretor (que também roteirizou e produziu o filme, além de ter criado a tecnologia utilizada nele) de conscientizar a população de algo fatal. Ele mesmo citou isso quando esteve no Brasil, no início do ano, o que deixou ainda mais clara a tal mensagem citada aqui anteriormente.

Assim como poucos do nós, seres humanos, a raça Na'Vi luta para a preservação ambiental de seu planeta. Mas o que nos diferencia deles é um detalhe um tanto quanto grandioso: eles vão lá e lutam pelo o que querem. Eu sei, há muitas pessoas ao redor do planeta que fazem isso, mas a sociedade atual está completamente desorientada - ela só pensa em dinheiro e diversão vinte e quatro horas por dia, e por isso precisamos de uma conscientização global; ou pelo menos uma medida extrema, que deve ser tomada por aqueles que nos representam: os políticos. Está bem, todo mundo fala mal deles, mas o problema é que ELES podem ser uma de nossas salvações. As eleições estão vindo ai, e é essa a hora em que podemos mudar tudo. Seria bem mais fácil se a quantidade de candidatos confiáveis fosse maior.

Agora voltando à ecologia, que é o que realmente importa: James Cameron consegue mostrar no filme que somos capazes de mudar a nossa situação: os Na'Vi vencem os humanos( que estavam armados até os dentes com uma tecnologia absurdamente poderosa) com arcos, flechas e algo que pode fazer a diferença: o trabalho em grupo. Jake Sully parte em uma viagem "recrutando" todos os povos Na'Vi existentes no planeta Pandora, para lutarem contra os invasores.

Isso, transportado para a nossa realidade, poderia ser:

Na'Vi: Nós, seres humanos.
"Invasores"( como sendo os causadores do problema): Nós, seres humanos.
O quê? Isso mesmo. Nós somos a causa. Nós podemos inverter essa situação desastrosa que está acontecendo no nosso planeta, basta que cada um de nossos seis bilhões de irmãos se disponham à nos ajudar, pois é possível mudar o mundo, mas só vai acontecer se trabalharmos em grupo.

Pois é, pessoal, fiz esse texto para me redimir das três semanas sem nenhum post meu aqui no blog. Quero a sua opinião! Comente!!! Espero que tenham gostado, e aproveitem para entrarem no meu blog (onde este post também foi publicado).

Fonte das imagens:
Filosofia e Humanidades
UOL Cinema
R7 Notícias



Pensado e Desenvolvido por Danil BR 4 Comentários

No post de hoje irei contar a História do Mídia e Ecologia.com, um blog que está crescendo a cada dia e já recebeu mais de 5 mil visitantes, segundo o Flag Counter e atualmente está na 3ª posição do PageRank.

Antes de começar devo mencionar outros blogs que, coincidentemente, também estão completando um ano de existência (os links de cada blog não serão da página principal e sim do post comemorativo feito pelo próprio). Primeiramente devo citar o Rox Tirinhas, que é um excelente blog de tirinhas, acompanho ele faz muito tempo e sempre me divirto com suas tirinhas! O Nitendo Parody é outro explendido blog, nele você encontra várias tirinhas superdivertidas e engraçadas, além de alguns videos e homenagens. O Sá-Tirinhas é outro blog de tirinhas com muitas satirizando situações (por isso o nome), este era um dos meus parceiros, mas tirou meu banner de seu blog sem aviso prévio e eu tirei o dele também (provavelmente por causa do meu fechamento temorário, que explicarei mais abaixo). O Simples Assim... é um blog que encontrei por um comentário feito no Gerenciando Blog e gostei muito, ele apresenta a opnião de seu dono com leveza e muita interatividade, vale a pena acessa-lo. E finalemente o Circuito Rede Cerebral, blog que (ainda) não fez nenhum post comemorativo, mas o seu conteúdo é bem melhor que uma simples comemoração!

Ainda tem 2 blogs em que seus donos foi que fizeram aniversário, e como o conteúdo é de primeira, estou compartilahndo com você, leitor: O Teatro de Bonecos é um dos mais divertidos blogs que não é de tirinhas que conheço, lá você encontra muitas informações, videos e algumas foto-tiras do Tobias, o cão negão! O dono deste blog é Guilherme Briggs o dublador brasileiro de Buzz Lightyear. E por último, mas não menos legal, o Socializando, que é o blog de Fabiano, um comentarista assiduo do Planeta Gibi Blog (blog de novidades do mundo das HQs). Ele faz ótimos comentários no Planeta Gibi Blog e, às vezes, cita seu blog neles, mas não o nome. E eu queria conhecer o blog dele, mas não achava, até que um dos editores do Planeta Gibi blog deu um link de um post dele e eu o achei! Qual não foi a minha surpresa ao saber que aquele era um blog que eu já estava seguindo? Bem, pelo menos já sei quem é o dono...




Não Fique Triste! Este Artigo Ainda Não Acabou. Clique Aqui Para Terminar a sua Leitura

Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!