Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Bruno Albuquerque Deixe seu comentário

O maior evento futebolístico mundial está se tornando ecologicamente correto. Bem, pelo menos de certa forma. Uma empresa chamada Fujiro Ecotextil recolheu 500 Mil garrafas PET, e transformou-as em camisetas para os brasileiros torcerem pela nossa seleção nessa Copa do Mundo. Além de camisas, eles também produzem uniformes, acessórios e ecobags. Segue abaixo algumas camisas feitas por eles:


fujiro

Em outra notícia, a seleção Chilena, que voltou para casa após perder para a nossa seleção de 3 x 0, havia se tornado a primeira seleção "Carbono Neutro". Por isso, assinou um acordo para realizar medições e compensar as emissões de carbono das viagens aéreas e terrestres da delegação durante a Copa do Mundo.

As neutralizações serão feitas com a compra de créditos de carbono, um certificado adquirido pelos países que reduzem a emissão de gases tóxicos na atmosfera. Cada crédito de carbono equivale a uma tonelada de dióxido de carbono a menos no ar.

Desde 2006, a Fifa tem expressado seu interesse em reduzir o impacto ambiental dos Mundiais. Os organizadores desta campanha asseguram que esta decisão significa o aumento da consciência sobre o aquecimento global.

Fontes: Consciência Com Ciência e ESPBR.

Leia também:

A Copa do Mundo é Verde?




Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Daqui a uns 758 anos talvez o planeta nem exista mais. Ou talvez o ser humano não exista mais. Ou ambos! Mas se o homem resistir até lá ele evoluirá de uma forma bem inusitada. Também, imagine toda a poluição, radiação solar e toxinas existentes e multiplique por 174, é mais ou menos isso que você encontrará se viajar no tempo até o ano de 2768 (se a raça humana ainda existir, é claro).
Esta previsão é quase fato de uma futura realidade futurística, e não somente daquela ficção científica que vemos em filmes e gibis, não! O homem está fazendo que a poluição, a destruição e o desinteresse pelo planeta, que lhe foi concedido, tornem-se sua rotina. E se esta situação não mudar o planeta não irá aguentar mais e (se alguma forma de vida inteligente ainda existir) a palavra "Só" será adicionada ao nome deste planeta, ficando "Só Terra".
Outro dia, quando estava no ônibus, vi (pela janela) um homem comendo seu lanche e jogando a embalagem no chão como se jogasse no cesto de lixo, com toda naturalidade (ou melhor, cara-de-pau)! É essas pequenas ações que fazem com que nós não consigamos aprender que preservar pode não ser muito fácil, mas é muito benéfico para o equilíbrio ecológico e para nós mesmos, pois quem quer viver num mundo em que tudo esteja sujo e destruído?

Bem, voltando às adaptações que o homem terá, a antiga União Européia produziu uma imagem mostrando as adaptações que os órgãos humanos serão submetidos até 2768 (achei esta imagem em um post do blog Diarréia Mental e a editei, com base nas informações do mesmo, transformando as frases legíveis - em português):

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR (E PODER LER).


Leia também:
Carta de 2070, publicada no Com a Boca no Trombone.
Aquecimento global pode extinguir 20% dos lagartos até 2080, publicada no A Hora do Planeta é a Sua Hora.




Pensado e Desenvolvido por Bruno Albuquerque Deixe seu comentário

Gostaria de agradecer ao D@nil pela oportunidade de fazer parte do blog Midia e Ecologia.com. Estarei postando uma vez por semana algo sobre ecologia e natureza, para deixar esse blog mais incrementado. Se quiserem saber mais sobre mim, visitem o meu blog, o Garotos Antenados! Espero que gostem do que passarei a colocar aqui! Abraços a todos!




Pensado e Desenvolvido por Danil BR 1 Comentário

Em época de Copa do Mundo todos ficam em grande euforia (principalmente os brasileiros), as pessoas se juntam e se animam para assistir o mundial pela TV (a maioria não tem como viajar para o país-sede da Copa), por mais diferentes que sejam os times de futebol, os torcedores esquecem as diferenças e vão torcer pelo Brasil, time que engloba adversários, como Bahia e Vitória.
Uma imensa alegria toma conta da torcida brasileira que torce, grita e se emociona até dizer chega. E acabam aparecendo falsos patriotas. Pessoas que só falam em Brasil, que esperam ansiosamente cada jogo da seleção para poder gritar e torcer para 11 homens chutarem uma bola na rede, que compram bandeiras do Brasil e penduram em carros, em janelas, na televisão ou outro lugar fixo, para, depois que acabar a Copa do Mundo eles guardarem as bandeiras em algum armário empoeirado até a próxima Copa, ou pior: jogarem fora e na próxima Copa comprarem outras (alta taxa de desperdiço)! Por isso concordo com o meu pai quando ele diz que "Brasileiro só é brasileiro em época de Copa.".











Os fatos citados acima são "explícitos", agora vamos saber sobre os dos bastidores:
Esta Copa de 2010 será mais poluente que a de 2006, pois a maioria dos torcedores que viajam para ir ver nossos jogadores de perto são os europeus, e como será lá longe na África do Sul, eles estão viajando de avião para o local e não de carro ou de trem como na Copa passada, resultando em quase 2 milhões de toneladas de carbono enviados para a atmosfera (67% do total de poluição gerada pela Copa).
A construção de campos de futebol também contribuiu para a camada de ozônio ter enfraquecido, porque os sul-africanos possuíam poucos estádios em seu país e o cimento usado na infraestrutura sai caro para a natureza: 15.390 toneladas de CO2 foram para os ares depois do término das obras, sendo que a cada 1 tonelada de cimento produzido também gerava 1 tonelada de CO2 destruindo a camada de ozônio.
Até o conforto de jogadores e de torcedores estão gerando algumas toneladas de carbono. Por causa da dependência de termelétricas a carvão as acomodações dos jogadores e dos turistas fará que o país-sede lance 340.128 toneladas de CO2 na atmosfera até o final da Copa.
Apesar de tudo isso o governo tomou algumas medidas para compensar a poluição gerada. Uma delas será plantar um total de 711 mil árvores nas cidades de Joanesburgo, Rustenberg, Ethekwini e Tshwane/Pretoria (todas elas, áreas urbanas).
A África também construiu a Gautrain, uma rede de potentes trens super velozes que transporta os turistas por todo o país.
















Apesar disso tudo alguns engraçadinhos, com uma excelente habilidade informática (digamos de passagem), aproveitaram que a hashtag #CalabocaGalvão ocupou a primeira posição do trending topics mundial do Twitter durante o final de semana passado (dias 12 e 13 de Junho de 2010), para fazer uma brincadeirinha: Dizer para os estadunidenses que "Cala Boca" significa "Save" em português e "Galvao" é uma ave ameaçada de extinção da fauna brasileira que caçadores matam para confeccionarem casacos de pele.
Como o povo dos EUA gosta muito da biodiversidade brasileira (principalmente a amazônica), ficaram preocupados e quiseram contribuir com o "Instituto Galvão", citado no texto do site What the Trend: “Os brasileiros estão ajudando o Instituto Galvão, que tem a intenção de salvar os pássaros Galvão, uma espécie rara em extinção. Cada tweet com #CalaBocaGalvao gera a doação de U$0,10 para o Instituto Galvão. Lady Gaga também está trabalhando em uma música chamada Cala Boca Galvão para ajudar a campanha”, explicação que no último dia 14 foi mudada para “‘Cala boca Galvão’ means ‘Shut up Galvao’. Galvão Bueno é o nome de um dos mais importantes locutores de programas esportivos no Brasil, mas seus bordões prepotentes e seu patriotismo excessivo levam a comentários estúpidos durante os jogos do Brasil. Não, não é sobre salvar um pássaro raro”, depois que o artigo '¿Cala boca, Galvao?' foi publicado no jornal El País (Confira clicando aqui).

Assista o video da campanha do "Instituto Galvao" criado pelo grupo Nerd Kamikaze com parceria do site Não Salvo:


Para fazer este post busquei algumas informações nos seguintes sites:
Blog Planeta Sustentável da Super Interessante (posts Copa de 2010 emite várias toneladas de CO2 e Fenômeno #CalabocaGalvao)
Blog Ambientebrasil
Vivo Verde




Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Eu sei que este post não tem nada a ver com ecologia, mas é uma comemoração da Copa em que o Brasil se tornará Hexa! Por isso assista as melhores charges animadas sobre a Copa!
E não percam o jogo do Brasil amanhã nem o post especial que será publicado aqui sobre a Copa do Mundo!


Bandido de hoje rouba até pobre e colega de profissão! É, a coisa tá feia...
 
Se o Brasil não ganhar a Copa você já sabe quem culpar.




Não Fique Triste! Este Artigo Ainda Não Acabou. Clique Aqui Para Terminar a sua Leitura
Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Depois do magnífico curta de animação computadorizada Vida Selvagem de Henrique Kobylko, Leandro Amaral e Pedro jatobá que publiquei aqui no blog, tenho orgulho de apresentar outro curta brasileiro igualmente bom. Apesar de ser em 2D e não em 3D, a animação e os desenhos são tão bons quanto o de Vida Selvagem!
O Curupira é um desenho animado de uma famosa lenda do Folclore Brasileiro, que conta a história de um ser fantástico de pés virados ao contrário, com cabelos cor de fogo e um pouco baixinho (apesar do curta mostrar o contrário).
Ele vive na floresta e gosta de pregar peças nos homens que pra lá viajam e em caçadores. Isso porque a função do Curupira é proteger todas as plantas e animais da floresta. Para isso ele tem várias artimanhas como: emitir sons e assobios agudos, criar ilusões nas pessoas, deixar falsas pegadas (já que quando ele vai para frente a direção das pegadas vai para trás) e correr numa velocidade surpreendente que o olho humano não consegue identificar. Tudo isto para assustar e espantar os caçadores, lenhadores e outros perversos inimigos da natureza!
Nas horas de folga, esse ser, gosta de descansar debaixo de uma mangueira onde se tem sombra e frutos deliciosos.
Voltando às características técnicas: O Curupira é dirigido por Humberto Avelar e faz parte de um projeto de várias animações chamado Juro que Vi, financiada pela prefeitura do Rio de Janeiro. Este foi narrado por Matheus Nachtergaele e tem alguns efeitos especiais em 3D (que não são de se jogar fora).



Se quiser visualizar o poster d'O Curupira no formato original acesse Fórum hardMOB.

Leia mais sobre o Curupira acessando:
Brasil Escola
Sua Pesquisa.com

P.S.: Outro trocadilho com o título do post, pois Juro que Vi é o nome de uma coleção de desenhos animados baseados no Folclore Brasileiro, e eu fico jurando que assisti o curta-metragem O Curupira.




Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Hoje, dia 5 de Junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente! Uma data muito especial e querida deste blog. Sim, pois foi inspirado pela minha curiosidade e pelo fascínio pela natureza que criei este site! Sempre gostei muito de ajudar o meio ambiente, e desde a criação deste blog divulgo tudo que sei (e pesquiso) sobre nossa casa!
Mas, para falar a verdade, o termo "meio ambiente" está errado. Não tem motivo de usar "meio" para caracterizar a natureza, pois meio significa metade. "Meio Ambiente" é apenas uma gíria utilizada por nós, e não um conceito. Mas como a internet está cheia de "meios ambientes" eu utilizo este termo em alguns posts e na página Sobre o Blog, para a localização dele em sites de busca.
Agora veja algumas curiosidades e informações sobre o planeta Terra e seu ambiente:

É... O homem só fica enchendo o saco do planeta. Só quero ver quando ele revidar!




Não Fique Triste! Este Artigo Ainda Não Acabou. Clique Aqui Para Terminar a sua Leitura
Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Chegou aqui mais um pacote de tirinhas selecionadas (e lidas) por D@nil.B, tiras que retratam o descaso e a destruição em massa que o ser humano está causando de uma forma leve e divertida (além de também ser reflexiva). Humor e inteligência criados pelos melhores autores de tiras da internet estão logo a baixo para seu deleite, além de um bônus que está no final do post.
Percebi que muitas pessoas gostaram da última coletânea de tirinhas, pois até agora são 3 votos (um meu) pelo sistema de votação Outbrain. Quando terminar de ler estas tirinhas vote também neste post clicando em uma estrelinha. Este sistema de votação está localizado no final do post logo após do bônus!
Então vamos ler, rir e refletir com as feras do humor ecológico, agora!!!




Não Fique Triste! Este Artigo Ainda Não Acabou. Clique Aqui Para Terminar a sua Leitura

Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!