Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Depois de muito tempo sem publicar uma crônica, aqui estamos nós de novo! A última crônica que publiquei era sobre cientistas que estavam matutando sobre um tigre congelado (confira lendo Crônica: Precisa-se de Uma Revolução), hoje publico uma que se trata de biologia. Mais precisamente a teoria de Darwin que é descutida por várias pessoas e Luíns Fernando Veríssimo constata que elas são contraditórias e chega à conclusão que a espécie humana é a mais complicada de todas. Só lendo mesmo para crer (e entender)!


CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR (E PODER LER).




Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Quando você precisa fazer um trabalho vai pesquisar na internet, tudo bem. Mas depois você vai ter que imprimir, e aí o bicho pega!
Quando vamos imprimir algo gastamos tinta e papel, mas não podemos deixar de imprimir. São milhares (ou até milhões) de pessoas por dia precisando ter em mãos documentos, pesquisas, trabalhos, etc.
Mesmo assim podemos aliviar o desperdício com simples atitudes:
*Sempre usar os dois lados da folha.
*Usar papel reciclado para imprimir em vez de papel branco.
*Imprimir usando a Ecofont.

Esta última atitude eu quero destacar. A Ecofont é uma fonte tipo Open Source que faz buraquinhos nas letras! Fazendo isso gasta-se 25% a menos de tinta. " A produção de tinta é um processo particularmente intensivo em termos de produção de carbono, e pouco conhecido do domínio público. Ao poupar tinta e toner com o Software Ecofont, está a poupar o ambiente de modo significativo, ao mesmo tempo que, na qualidade de particular, e seguramente na qualidade de empresa, assume a sua responsabilidade social de forma atractiva. Muitas empresas desenvolvem já esforços para reduzir a sua pegada energética (Carbon Footprint): o Software Ecofont ajuda-o nessa tarefa! " - Ecofont.
Esse software foi criado pela Comunicações SPRANQ Criativo, com sede na Holanda e tem o objetivo de poupar a natureza e seu bolso (quando se gasta menos tinta não precisa mas comprar outro cartucho tão cedo), assim essa (Eco) fonte é ótima para qualquer empresa ou escritório, além de ser usada em beneficio de pessoas físicas (é claro), por isso clique aqui e faça o dowload da Ecofont!

Assista este video do Olhar Digital divulgando este software (e mostrando como usar):


Só não sei que programa é aquele chamado "Maisa" quando Marisa clica no ícone Fontes do PC. Mistério...

Fontes de Pesquisa: Ecofont e Wikipédia.




Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Hoje, 22 de Abril, é o dia da terra! Vamos comemorar pela sorte que temos de que o planeta ainda tenha vida! Isso mesmo, ou é Deus tentando segurar um pouquinho o fim do mundo ou é sorte do caramba mesmo! Ficam dizendo que o fim do mundo será em 2012. Eu não acredito nisso, acho que será antes! Só espero que o mundo acabe antes dos seres humanos conquistem e destruam outros planetas...
" Hoje é dia da Terra o que você fez por ela hoje? Ou melhor, o que você tem feito por ela nos últimos tempos?
Bom, se hoje por ser o dia da Terra você resolveu fazer alguma coisa por ela, ótimo, parabéns! Mas não deixe pra fazer isso só hoje por que é uma data especial, faça sempre, se esforce. Quem foi que disse que a gente só tem que desejar coisas boas para as pessoas no aniversário delas? Ou por que é ano novo ou por que é dia das mães, dos pais ou dos namorados? Fazer alguma coisa boa para Terra não vai ajudar apenas torná-la um lugar melhor, mas vai ajudar todos os moradores desse Planeta! A humanidade agradece! " - eco desenvolvimento.

Agora leiam sobre dados históricos e curiosidades do Dia da Terra:
" Há 39 anos, no dia 22 de abril de 1970, aconteceu o primeiro protesto em caráter nacional contra a poluição do planeta. O então o Senador norte-americano Gaylord Nelson, na época estudante de Harvard, organizou eventos para discussão e desenvolvimento de projetos sobre o meio ambiente. O movimento ganhou, ano após ano, outros países como adeptos, incluindo o Brasil, que uniu-se oficialmente à causa em 1990.
O problema - Grande parte dos 510,3 milhões de m² do planeta Terra está sendo destruída por nós, humanos, que somos inconsequentes no proveito do meio ambiente. As florestas estão cada vez mais desmatadas, os rios mais poluídos, o ar mais carregado, o céu mais acinzentado. Como consequência disso tudo, vem o aquecimento global, que por sua vez derrete as geleiras, faz com que o nível do mar aumente, ameaça biosfera e contribui para a proliferação de doenças. Muito esgoto é lançado in natura nas águas, muito lixo é jogado nas ruas e a reciclagem ainda é uma palavra conhecida por poucos.

Para amenizar o quadro desolador, existem ONGs, empresas e outras iniciativas públicas e privadas preocupadas em fazer o mínimo que seja para que a Terra saia desta situação. Hoje, há uma estimativa de que 500 milhões de cidadãos em 85 países fazem algo especial pelo ambiente no dia 22 de abril. Não que a mobilização durante um dos 365 dias do ano possa mudar muita coisa, mas já é um passo para desenvolver a sensibilidade ambiental coletiva e tentar salvar o Planeta. Aproveite esta data para colaborar. Economize energia, evite desperdícios e poluição. Cuide do lixo que você produz.
Para mantermos o equilíbrio da Terra é necessário ter consciência do que deve ser feito. Se os recursos naturais, essenciais para a sobrevivência humana forem esgotados, não haverá maneira de repô-los. O pensamento global deve implantar as iniciativas locais e pessoais para que cada um comece a fazer a sua parte. " - EDHUCCA.

Assista agora dois videos reflexivos. Umé uma homenagem à Rodrigo Netto e o outro é sobre o "famoso" fim do mundo:





Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Dia 19 de Abril é o Dia do Índio. Dia comemorado para os nativos deste continente que sofreram na mão dos europeus! Europeus que não souberam como ser civilizados, só quiseram ter poder e conquistar o comércio europeu! Para eles os tupiniquins eram a ralé, os ignorantes! Ao contrário, os portugueses que eram atrasados, pois só tinham ganância e pouca tecnologia! Espalharam vírus e fizeram os índios esquecerem a sua cultura para exercerem uma cultura européia! "O que os 'descobertos' pensavam sobre atal Idade dos Descobrimentos pode ser resumido em um verso, escrito por um poeta indígena do México: 'Oh meus filhos, em que tempos destestáveis vocês foram nascer!' " - Super Interessante Nº 233, Dezembro de 2006.
Tá, chega de desabafar! Leiam agora sobre dados históricos índiginas:
" Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras. " - Sua Pesquisa.com.

" Os povos indígenas no Brasil incluem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam ou habitaram o território brasileiro, e cujas raízes remontam às Américas desde antes da chegada dos europeus a este continente, em torno de 1500.
Eles compreendem uma grande variedade de tribos e nações, muitos deles com laços culturais e territórios históricos que atravessam as fronteiras políticas atuais e adentram os países vizinhos. Embora sua organização social tenha sido geralmente igualitária e baseada em tribos pequenas, semi-nômades e independentes, houve exemplos de nações super-tribais envolvendo milhares de indivíduos e ocupando extensos territórios. Os indígenas do Brasil falavam e falam centenas de línguas diferentes, cujas origens e conexões ainda são pouco conhecidas. Sua cultura material e espiritual também é bastante diversificada, apesar de um fundo comum devido ao estilo de vida.

Muitas das tribos que existiam no país à época de Cabral desapareceram, quer absorvidas na sociedade dos colonizadores, quer dizimadas pela violência a que os índios em geral foram submetidos durante os últimos cinco séculos. Nesse período, nações inteiras foram massacradas ou escravizadas, explícita ou disfarçadamente, ou morreram de doenças e fome depois que suas terras foram tomadas e seus meios de sobrevivência foram destruídos. A catequização por missionários europeus levou ao desaparecimento de suas crenças religiosas e outras tradições culturais; e a relocação forçada provocou enorme mistura de povos. Muitas das comunidades indígenas que ainda sobrevivem enfrentam miséria, doenças, descaso das autoridades e discriminação pelo resto da sociedade." - Wikipédia.

Bem assistam um video que encaixa direitinho com o meu desabafo no 1º paragrafo:




E vejam um desenho animado sobre a história oficial:




Para maiores informações indígenas acesse:
http://www.historiadobrasil.net/indiosdobrasil/
http://www.itu.com.br/conteudo/detalhe.asp?cod_conteudo=13458




Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Hoje publicarei uma ótima HQ que vi numa revista, mas antes quero relatar duas novidades:

*Finalmente tenho uma impressora com scan, então posso digitalizar qualquer revista ou livro para publicar aqui no blog. Botarei a fonte da revista em que tirei a imagem na própria imagem e o selo do meu blog (confira na imagem abaixo), pois fui eu que digitalizei e editei esta imagem para a boa leitura de meus leitores.
*Agora publicarei alguns posts no blog parceiro Vivo Verde, onde fui bem recebido e terei o prazer de toda semana publicar um post lá (mais divulgação para meu blog! ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!), confira este blog pois amanhã ou segunda será publicado o meu 1º post Extra-Mídia-e-Ecologia-.-com!

Agora veja como tudo é uma estrátegia para termos que comprar produtos impostos por empresas manipuladoras e destruidoras:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
Destroem a Natureza! Nos Destroem! Só para Lucrar!



Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

O site do Greenpeace ganhou cara nova (quer dizer, tá com novo design de template) então veja uma publicidade básica do Greenpeace para comemorar!!! (acesse : https://junte-se-ao-greenpeace.org.br/?ref=planet3_menu_header e colabore com esta ONG)


E esse video produzido no curso do Uso Integrado das Tecnologias no contexto Educacional também é interessante:




Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

O famoso jogo de guerra War ganhou uma versão ecológica! O WeAther é um jogo criado pelo Greenpeace baseado no famoso jogo de guerra War. O jogo é online e multiplayer, onde você tem que salvar o mundo como um ativista, sendo que em vez de peças de tabuleiro você joga com bichinhos que procuram desatres ambientais, e com a ajuda dos outros participantes eles criam estratégias para solucionar os problemas ecológicos existentes neste mundo virtual (controlados por você, é claro).
A única coisa chata é que para jogar devemos esperar alguém está online no momento, pois só existe modo multiplayer neste jogo.
Muito divertido, pacífico e educativo, o diretor de criação deste jogo ganhou até vários prêmios como líder criativo (leia mais no blog do Greenpeace). Trazendo iformações úteis e alertando aos jogadores sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, WeAther desenvolvido pela AlmapBBDO (agência que atende o Greenpeace) é um jogo que você deve jogar sempre!

Assista dois videos legais do jogo:





O video tutorial em português do jogo está na página inicial do site do próprio.




Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Cada pessoa produz cerca de 300 quilos de lixo por dia, sendo que a maioria da população não o recicla! Todo dia milhões de lixeiras são entupidas e os lixões e aterros sanitários vão recebendo esta carga pesada e não dão conta, pois a maioria deste lixo não é biodegradável (quando é deco mposto por microogarnismos naturais do meio ambiente.
E vários materiais demoram muitos anos para se decompor na natureza.


Veja alguns exemplos:
Papel: de 3 a 6 meses;
Pano: de 6 meses a 1 ano;
Filtro de cigarro: 5
anos;
Chiclete: 5 anos;
Madeira pintada: 13 anos;
Nylon: mais de 30
anos;
Plástico: mais de 100 anos;
Metal: mais de 100 anos;
Borracha:
tempo indeterminado;
Vidro: 1 milhão de anos.

É claro que não podemos parar de produzir lixo, mas podemos reduzir a quantidade dele, reaproveitar o uso de alguns objetos em vez de descartar (usar uma lata de leite Ninho para guardar biscostos, por exemplo) e reciclando tudo o que for possível.

Assista agora dois videos muito interessantes de curiosidades sobre o nosso lixo de cada dia:








Dados e inspiração retirados de http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm e http://www.lixo.com.br/.




Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Hoje é domingo de Páscoa, dia de não comer carne e sim chocolate, e também de confratenizar com a família.
Mas a Páscoa não é só isso!
" A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII. " - Sua Pesquisa.com.
Bem, é isso...

Agora veja uma charge sobre o aquecimento global:















Aquecimento Global é fogo, né?

E uma charge animada sobre a descoberta da inexistência do coelhinho da Páscoa:


FELIZ PÁSCOA!!!




Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Para se destrair (e se divertir) hoje publicarei algumas tirinhas com o tema natureza e meio ambiente, por isso são umas tirinhas ecológicas!
Pelos saudosos tempos de HQ da Semana, publicarei (de vez em quando) no blog algumas tirinhas de ótima qualidade escolhidas por mim!
E agora se divirtam com o gumor mentiroso de Mentirinhas.com.br, o Rox humor de Rox Tirinhas e humor com inteligência de Irmãos Brain:

























CLIQUE NAS IMAGENS PARA
AMPLIAR E PODER LER (PRINCIPALMENTE NA ÚLTIMA).





Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!