Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR 8 Comentários

Na década de 1990 houve uma mudança nos pensamentos da humanidade em relação ao ambiente em que vivemos, principalmente após a grande reunião (ou conferência) de 1992, ocorrida no Rio de Janeiro e denominada de Eco-92 (assista um video com parte desta reunião acessando Criança Discursa Sobre Maus Tratos ao Planeta). Nela compareceram vários homens importantes que governavam o mundo (como presidentes e reis (dependendo do tipo de governo do país)) para discutir um assunto que não preocupava quase ninguém da época: O desenvolvimento sustentável e a vida saudável que podemos levar se tivermos em harmonia com a natureza. Mas apesar de tanta discussão sobre o assunto, os documentos assinados, de compromisso com a redução de práticas insustentáveis e poluidoras (um velho Tratado de Kyoto), pelos governantes, parafraseando Mafalda, foram tratados como se fossem os Dez Mandamentos: Praticamente ninguém cumpriu. Mesmo assim, a humanidade foi passando por várias mudanças de ideais e pensamentos relacionados à ecologia, tudo isso graças à Eco-92!
Por causa dessa conferência, atualmente estamos vivendo a Era da Moda Ecológica, mas não por causa dos diversos fóruns e blogs/sites que pipocaram na internet sobre o assunto, nem pelas ONGs que começaram a chamar atenção de grande parcela da população, mas porque algumas pessoas aderiram ao movimento ecológico e o resto foi atrás, assim como gírias e roupas de grife que um gosta e seus companheiros passam a se interessar também.
E no meio de toda essa euforia ecológica/sustentável várias empresas começaram a criar campanhas desse tipo de interesse, como a Disney, que criou o projeto Amigos Transformando o Mundo e a editora Abril, que criou o Planeta Sustentável e incentiva promoções como a Campanha Ecológica da Capricho. Seja para divulgar a sua marca, seja pelo verdadeiro interesse em ajudar nosso planeta, o fato é que essas campanhas estão realmente mudando a forma de pensar e de agir das pessoas!
Por enquanto é cedo para dizer se isso irá ajudar o planeta ou não, mas devemos ter em mente que sementinha plantada é árvore crescida no futuro. Isso se ela for bem cuidada.



8 Comentários

  1. Muito interessante o post, mas vai demorar muito até todo mundo se preocupar com o nosso planeta, quase ninguém está nem aê.
    Porque muitos pensam assim, "se ele não faz pq eu vou fazer".
    é com esse pensamento que o Brasil não vai para frente

  2. LILIANE says:

    Acredito que levará um pouco mais de tempo para que as pessoas entendam de fato o valor de preservar o meio ambiente.
    quando acontecem as catástrofes todo mundo se assusta, mas susto não muda o planeta. Atitude sim.
    beijinho

  3. D@nil.B says:

    Dúvido que algum dia a humanidade inteira comece a se preocupar com o planeta Terra, Humor 2D, pois sempre haverá alguma pessoa despreocupada e má que pretende matar a todos e a si próprio com seus atos desvastadores.
    E penso que esse pensamento de Maria-vai-com-as-outras também impede que o Brasil seja um país rico, mas em grande parte o problema é a corrupção e os altos impostos existentes aqui.
    P.S.: Tá lendo o artigo todo agora, ou só passou os olhos por ele? :)

    É, Liliane, infelizmente esse povo não aprende nem tomando na cara...

  4. Postagem interessante, cheia de informações.
    Estou te seguindo. Siga o "Dr Google", tá? Abraço.

  5. Li ele todo, para ver se tenho mais idéias e uma leitura de vez em quando não mata ninguém, né?

  6. D@nil.B says:

    Obrigado, Zeze, procuro passar o máximo de informações possivéis e verídicas aos meus leitores quando escrevo um artigo, e adoro quando isso é percebido! :)
    Já estou seguindo o Dr Google e o Datas Comemorativas, muito bons blogues, aliás. quando tiver tempo irei comentar neles.

    Que bom, Humor 2D, que pensa assim. Agora, se não for seu atestado de óbito, nenhum tipo de leitura irá lhe matar. Pode ler sem medo! (risos)

  7. Elvis says:

    Oi, Danil!


    Apenas um detalhe.

    Sem dúvida, a ECO-92 foi um senhor evento, mas não foi exatamente a partir dali que o meio ambiente passou a ser uma preocupação mundial. Antes, em 1972 (Estocolmo, Suécia), houve um encontro similar conquanto em menor proporção.

    Registre-se, naquele momento, a ridícula posição do Brasil, então sob um regime militar horroroso. Grosso modo, poderia ser assim verbalizada:

    _ Ei, vocês, com problemas para instalarem fábricas poluidoras! Tragam seus equipamentos para cá. Temos muito espaço, muito verde, precisamos criar empregos e, enfim, por aqui tudo se resolve sem encrencas nem questionamentos.

    E assim o Brasil - já com uma imagem internacional feia "pra caramba" - continuou em seu papel de "babaca".

    Felizmente as coisas mudaram, entretanto "não pisquemos os olhos", vale dizer, vamos continuar atentos.

    Parabéns pelo blogue, segue em frente, meu amigo.

    Forte abraço,

    Elvis Kempes
    (Salvador/BA - 5ª-feira, 30 DEZ 2010 - 21:00).

    P. S.

    O presidente da república chamava-se Emílio Garrastazu Médici e em seu governo (?) aconteceram prisões, torturas, assassinatos cometidos pelas "forças de segurança", era um Brasil podre!!!

  8. D@nil.B says:

    Enfim tenho a honra de ler um comentário seu, caro Elvis. Obrigado pela informação, que eu desconhecia. Sabia que algo havia acontecido na década de 1970, mas não o quê. Apesar disso a ECO-92 foi um marco histórico, pois reuniu todos os governates do planeta, então isso significa uma repercussão internacional, e, consequetemente, uma preocupação mundial (que ainda considero a que foi mais significativa para a humanidade). Claro que para haver tal evento uma ideia devia ter sido plantada, então considero o encontro em Estocolmo este início, mas não o "boom" da discussão sobre sustentabilidade.
    E, concordo com você, o Brasil na época era pior do que atualmente, mesmo que seja difícil acreditar em algo pior que a nossa situação de hoje.


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!