Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR 8 Comentários

Hoje é o dia mais assustador do ano! Hoje é o dia em que crianças (na maioria estadunidenses) saem pelas ruas, tocando campainhas e pedindo doces, em troca de não cometerem atos travessos! Hoje é o dia amaldiçoado por todos os seres do bem e do mau que habitam o planeta Terra! Hoje é o Dia das Bruxas!!!

Chamado de Halloween nos E.U.A., esta data festiva é comemorada no dia 31 de Outubro, por causa de sua proximidade com o dia 1º de Novembro, isso porque acredita-se que na passagem do último dia do mês de Outubro para o primeiro dia de Novembro os mortos saem de seus túmulos para vagarem pela terra à procura de corpos para possuírem, segundo os celtas, essa seria a única chance de uma vida pós-morte para eles (ou semivida). Então como as pessoas não queriam ser possuídas, elas apagam todas as luzes de suas casas, para torná-las frias e desagradáveis, e se fantasiavam de monstros, para depois saírem pelas ruas desfilando o mais ruidosamente e destrutivamente possível, isso para tentar assustar aqueles espíritos malignos. Mas se funcionava ou não ninguém sabe.

A comemoração do Dia das Bruxas foi levada por imigrantes irlandeses para os Estados Unidos no século XIX, e por causa de ser posterior à Festa de Todos os Santos, este dia ganhou seu nome inglês (Halloween), em função da expressão "All hallow's eve", que em uma tradução livre significa “véspera de todos os santos”. Mas esta data festiva não foi introduzida apenas no país referido anteriormente. No Brasil a televisão e os cursos de língua inglesa também introduziram esta comemoração aqui, mas o nosso povo não valorizou muito a ideia de comemorar uma cultura estrangeira (apesar do fato de que a maioria dos brasileiros gostarem de estrangeirizar quase tudo, e pensar que os produtos estrangeiros são melhores que os nacionais... (ô povinho complicado)), alegando que o folclore brasileiro é melhor e mais diversificado. O máximo que os habitantes das terras tupiniquins fazem são festas ou bailes do Dia das Bruxas, com fantasias, doces e danças, mas nada de "Doces ou Travessuras!". E por causa do pensamento patriota do brasileiro (sei...) o governo criou o Dia do Saci (que é um ser tão assustador e travesso quanto fantasmas, bruxas e duendes), em 2005 (e foi estabelecido no mesmo dia que a comemoração "bruxal" estrangeira), para tentar diminuir a influência da cultura estadunidense (que é passada principalmente pela TV), para o folclore nacional poder ser mais valorizado (tenho esperanças de que isso funcione).

Leiam agora a história de um personagem muito conhecido pelos adoradores do Dia das Bruxas, (cujo fruto que leva em sua cabeça foi estabelecido como símbolo desta data festiva (a abóbora)), a qual foi extraída (com alguns trechos acrescentados por mim) do Blog do Xandro:
"Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de Outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de Outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada [pois ele havia realizado um trato com o demônio]. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando [sem rumo, pelo mundo, por toda a eternidade].
Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.". Outra versão desta história foi publicada no Brasil Escola, acesse
História do Halloween para poder lê-la.


Este é o especial d'Os Simpsons, A Casa Da Árvore Dos Horrores (versão 5), o qual é apresentado em três capítulos que não seguem a continuidade original do desenho (se é que este seriado tem mesmo uma continuidade certa), e sim histórias satíricas e paródias assustadoramente engraçadas de filmes e programas de TV. Desta vez são apresentados O Brilhante (clara paródia d'O Iluminado), A Hora do Castigo (com participação especial de Senhor Peabody e Sherman (personagens do desenho História Improvável) e Restaurante Mal-Assombrado (nesse eu não consegui perceber nenhuma paródia).
Este episódio foi uma cortesia do Maníaco pelos Simpsons BR. E quem achar mais sátiras e paródias dele as coloquem em seus comentários!

Fontes de Pesquisa/Para Saber Mais acesse:
Blog do Xandro, Lamentavell, Brasil Escola e Sua Pesquisa.com.

P.S.: Estamos na reta final! O Mídia e Ecologia.com está no TOP 100 do TOP BLOG 2010, mas para vencermos precisamos de muitos mais votos, então acesse http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=Busca&c_b=1912027 e vote agora mesmo!



8 Comentários

  1. Igão says:

    Hey, cara, eu fiz um banner 120x60 pra voc, só por diversão mesmo. tava testando uns fundos, ai vi um de arvores e ai lembrei de seu blog. olha ai: http://b.imagehost.org/0919/Untitled-2.png

  2. a maior travessura acho que foram as eleiçoes!
    hahhaha
    bjo

  3. Olá, D@anil!

    É uma pena que a cultura nacional - especialmente uma tão rica quanto a nossa - seja deixada de lado para abraçar tradições estrangeiras.

    Aqui em minha vizinhança há inclusive a brincadeira dos "doces ou travessuras". Mas, seria interessante ver entre os fantasiados um Saci ou Curupira. :-)

    Um abraço!

  4. Humor 2D says:

    a eleição tinha que ser anulada porque a Dilma saiu em vantagem por a eleição ser no dia dela

  5. Muito legal o artigo Danil.. e fiquei feliz em saber que você me usou de inspiração, mas ver os nossos montros no Dia das Bruxas seria mesmo bem legal

  6. D@nil.B says:

    Muito obrigado, Igão, pelo banner! Ele ficou bem legal! Irei colocar-lo à disposição na minha página de Parceria (com seus devidos créditos), como forma de gratidão.

    Também achei isso, Bruna. Ter que votar em um dia festivo! O pior foi que uma bruxa venceu no seu prórpio dia! Marmelada!!!

    Por isso que o governo criou o Dia do Saci, Adelson, assim espero que de pouco a pouco a nossa cultura seja mais valorizada que a estrangeira.
    E seria mesmo legal ver crianças fantasiadas de monstros do folclore brasileiro. Isso me lembrou uma HQ do Chico Bento! Quem quiser lê-la é só acessar Chico Bento em Halloween na Roça.

    Concordo plenamente, Humor 2D, votar em bruxa no Dia das Bruxas é como votar em Serra no Dia das Árvores!

    De nada, Vitor, eu tive uma ajuda com os dados que você citou em seu artigo, então nada mais justo que colocar um link para o Lamentavell!
    E seria muito legal, mesmo! Leia a HQ do Chico Bento (em que o link está logo acima) para matar a sua curiosidade!

  7. Anônimo says:

    información impresionante, muchas gracias al escritor artículo. Es comprensible para mí ahora, la eficacia y la importancia es alucinante. Gracias de nuevo y buena suerte!

  8. D@nil.B says:

    Me alegro de haber ayudado a añadir un poco más de conocimiento. Gracias y vuelve siempre!


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!