Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR 10 Comentários

Árvores estupendamente verdes, flores desabrochando, passáros cantandos. Não, não estou descrevendo uma cena de novela ou filme romântico, e sim os atos que a natureza apreseta nesta estação de ano (que coincidentemente é muito usada em novelas e filmes românticos), a Primavera.
A Primavera é uma palavra composta pelas palavras em latim prima (primeiro) e vera (verão), e é chamada de estação das flores (por motivos óbvios, e já citados). Em 24 de fevereiro de 1965, no Brasil, o Dia da Árvore foi estabelecido para ser comemorado em 21 de Setembro, por causa do começo da Primavera no hemisferio sul, apesar de já acontecer a festa Anual das Árvores, desde 1965.
Em um dia só duas datas especiais são comemoradas, porque elas se combinam. Nesta época as plantas transformam os locais em que estão mais alegres e coloridos, por causa do florescimento delas. Nesta estação elas se acsalam mais que as outras por causa, principalmente, do aumento da temperatura e a vinda de insetos e outros bichos que polinizam as flores, como abelhas e outros insetos morcegos (sabia não? Descobri esta informação lendo a Super deste mês).

Bem, agora leiam mais um pouquinho (hã?) de informações sobre nossas amigas árvores, que eu encontrei no site Brasil Escola:
" Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face da vida moderna e do aumento da população mundial, às necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas. ".

E para finalizar assistam o primeiro desenho animado colorido da história da animação (que mostra a chegada da Primavera):


E um episódio do Pica-Pau que tem uma temática parecida com a que estamos tratando neste artigo:


Fontes de Pesquisa: Brasil Escola e Sua Pesquisa.com.

Confira também o artigo que fiz ano passado sobre esta data, acessando Dia da Árvore.

Atualização 2/10/2010:
O trecho tachado deste artigo está incorreto. Por isso desconsiderem ele.



10 Comentários

  1. eu moro em são paulo, mas sou de uma cidade do interior, nessa época na cidade tem a chamada feira do verde, eu adoro, já fui e comprei um pé de amora e outro de romã, baratinho e ambos já com frutos, sou obrigada a mentê-los no vaso, já que moro em apartamento... mas tenho cuidado direitinho das minhas amigas!!!
    bjo

    Ah! e eu te respondi lá no meu blog! obrigada por participar!
    bjo

  2. Anônimo says:

    mandei um selo pra vc, sou do electronic idiots

  3. Todos podem dar sua contribuição plantando mais árvores e evitando queimadas!

  4. D@nil.B says:

    Também gosto dessas feiras verdes, Bruna, mas onde eu moro não tem muitas. Apesar desse incoveniente, eu tenho um cacto aqui em casa, que a minha avó me deu já faz muito tempo. Quando o cacto (ainda não descobri qual é a sua espécie) chegou aqui em casa ele era miudinho, mas eu coloquei ele em uma vaso maior, o adubei e reguei. Com o passar dos meses o cacto cresceu e agora tem mais que o dobro do tamanho desde a sua chegada. E espero ter ele por muito mais anos.

    Obrigado pela consideração, Eletronic Idiots, já irei publicar ele aqui, no Mídia e Ecologia.com.

    Com certeza, Couro Ecológico, principalmente se for em uma área que esteja realmente necessitada.

  5. Anésio says:

    Olá, tudo bem?

    Li e gostei de seu post, ele fala sobre uma questão muito importante.

    Estou escrevendo aqui para trazer a informação de como tem sido tratado o Rio Juquery. Neste vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=vca810sNthE) é possível ver que a falta de tratamento e saneamento básico esta destruindo dia após dia a fauna e flora do rio e que se continuarmos sem ter alguém na assembléia que o defenda, em breve não teremos mais nada o que defender.

    Por isto peço que no dia 03/10 ajude-me a ser eleito para que possamos defender juntos o Rio Juquery e oferecer saneamento básico a todos que moram nestas cidades por onde o rio passa.

    Para encontrar mais informações sobre minhas propostas acesse o site: http://anesiodecampos.com.br


    Anésio de Campos
    Deputado Estadual - 43.133

  6. D@nil.B says:

    Fico feliz de ter agradado mais um leitor com as informações esclarecidas neste artigo.
    A situação da natureza está mesmo deplorável atualmente, Anésio, precisamos nos concientizar e ficar no pé do governo para que se tenha providências!
    Faça a sua parte, mesmo que você não seja eleito, pois nosso planeta é a nossa casa.

  7. O seu blog tem um conteúdo incrível e necessário, além de muito informativo.
    Fui criada no meio das árvores, meus pais foram plantando várias na horta da nossa casa.
    Esse costume pegou.
    Tenho em vasos, 2 pés de laranja e 1 de acerola.
    Uma belezinha!!!!!
    É uma sensação maravilhosa saber que a gente plantou e ver a arvorezinha crescendo.
    Grande abraço.

  8. D@nil.B says:

    Obrigado pelo incentivo, Sonhar e Ser, estamos sempre aí para ajudar! Compartilho a mesma alegria que você a respeito das árvores. Sempre gostei muito delas, por isso tento ajudar tanto na sua preverção, pena que para esses assasinos de plantas, o dinheiro fala mais alto que o coração...

  9. sindro says:

    Conheça o meu blog de design ecologico, obrigado

  10. D@nil.B says:

    Conheci e gostei, Sindro, mas da próxima vez divulgue no Mural de Recados, pois o espaço dos comentários é destinado para opiniões sobre os artigos.


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!