Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR 4 Comentários

No post de hoje irei contar a História do Mídia e Ecologia.com, um blog que está crescendo a cada dia e já recebeu mais de 5 mil visitantes, segundo o Flag Counter e atualmente está na 3ª posição do PageRank.

Antes de começar devo mencionar outros blogs que, coincidentemente, também estão completando um ano de existência (os links de cada blog não serão da página principal e sim do post comemorativo feito pelo próprio). Primeiramente devo citar o Rox Tirinhas, que é um excelente blog de tirinhas, acompanho ele faz muito tempo e sempre me divirto com suas tirinhas! O Nitendo Parody é outro explendido blog, nele você encontra várias tirinhas superdivertidas e engraçadas, além de alguns videos e homenagens. O Sá-Tirinhas é outro blog de tirinhas com muitas satirizando situações (por isso o nome), este era um dos meus parceiros, mas tirou meu banner de seu blog sem aviso prévio e eu tirei o dele também (provavelmente por causa do meu fechamento temorário, que explicarei mais abaixo). O Simples Assim... é um blog que encontrei por um comentário feito no Gerenciando Blog e gostei muito, ele apresenta a opnião de seu dono com leveza e muita interatividade, vale a pena acessa-lo. E finalemente o Circuito Rede Cerebral, blog que (ainda) não fez nenhum post comemorativo, mas o seu conteúdo é bem melhor que uma simples comemoração!

Ainda tem 2 blogs em que seus donos foi que fizeram aniversário, e como o conteúdo é de primeira, estou compartilahndo com você, leitor: O Teatro de Bonecos é um dos mais divertidos blogs que não é de tirinhas que conheço, lá você encontra muitas informações, videos e algumas foto-tiras do Tobias, o cão negão! O dono deste blog é Guilherme Briggs o dublador brasileiro de Buzz Lightyear. E por último, mas não menos legal, o Socializando, que é o blog de Fabiano, um comentarista assiduo do Planeta Gibi Blog (blog de novidades do mundo das HQs). Ele faz ótimos comentários no Planeta Gibi Blog e, às vezes, cita seu blog neles, mas não o nome. E eu queria conhecer o blog dele, mas não achava, até que um dos editores do Planeta Gibi blog deu um link de um post dele e eu o achei! Qual não foi a minha surpresa ao saber que aquele era um blog que eu já estava seguindo? Bem, pelo menos já sei quem é o dono...

A História do Blog


Tudo começou com o Blog do D@niel Legal. Eu tinha um e-mail do BOL (em parceria com a UOL) e vi uma opção interessante: Criar Blog. Achei muito fácil as ferramentas e decidi postar alguns videos de vez em quando, mas sem pensar em divulga-lo. Eu não queria fama nem repercussão (por isso ele não recebeu nem 100 visitantes, ainda), só um arquivo dos meus videos favoritos. Mas um dia achei um outro blog, bem mais legal que o meu, o Planeta Disney! Neste blog, que tinha a palavra blogspot como parte de sua URL (atualmente este blog está desativado e o Planeta Diney virou um Fã-Site com mesmo nome e o endereço dele é http://www.planetadisney.net/), eu vi várias notícias, informações e curiosidades interessantíssimas sobre a Disney e muitos recursos. Fiquei motivado a criar um outro blog naquela plataforma (o Blogger) com tantos recursos e deixei o meu 1º blog para trás, sem nunca ter ao menos mencionado o nome dele aqui no Mídia e Ecologia.com.

31 de Julho de 2009 foi uma dia bem memorável, nele eu criei um blog chamado Meio @mbiente e CIA. Mas se vocês pesquisarem por ele no Google ou em outro buscador qualquer não irão encontra-lo, sabe por que? Porque esse foi o 1º nome do Mídia e Ecologia.com. Sim, no dia eu pensei que esse era o melhor nome para batizar o meu 2º blog, mas não dava para colocar um @ na URL de um site (que sorte, hein?), então tive que escolher outro nome, e como eu queria unir posts sobre a natureza e notícias que me interessasem, pensei logo em "Mídia e Ecologia", mas faltava algo e, para ficar mais chique, complementei o ".com" ao nome deste blog.

No começo eu não entendia nada de HTML (qual iniciante sabe?), por isso o meu blog ficou muito pobre de recursos e o layout tinha tanta pouca coisa que demorava só um pouquinho para caregar a página (não é como hoje, que uma página do Mídia e Ecologia.com fica lerdando até o internauta ficar cheio e fechar a janela). E na época eu queria colocar um contador de visitas aqui e não conseguia! O máximo que tinha cosiguido foi coloca-lo no post Ajudem-me, nele eu peço para, quem souber, comentar como se coloca o contador (que está no post) na barra lateral do blog. Só consegui um comentário, mas não de explicação, mas sim de elogio (ainda não tinha o Mural de Recados), sorte minha que logo depois descobri como é fácil adicionar recursos ao Layout (pelo menos na barra lateral).

A minha intenção, este blog, era divulgar notícias e informações que eu achava interessante.
Até hoje, quando publico um post, minha intenção continua sendo essa.
Mas o problema era que a maioria dos posts que publicava eram apenas notícias retiradas de outros sites (em que citava a fonte), muito legais, diga-se de passagem, com pequenos comentários meus. Eu contradizia a mim mesmo, pois desde que descobri o significado da palavra Original, eu me esforço para ela ser atribuída à minha personalidade.
É claro que nem todos os posts eram cópias (ou plágios, como alguns dizem. Se bem que não acho que uma cópia com a devida fonte seja um plágio), quando um post que tinha um assunto interessante, e eu não tinha achado algo da internet para copiar, referente ao assunto, aparecia na minha mente, eu mesmo escrevia minha própria resenha (e opinião, é claro), me baseando, principalmente, em videos referentes ao assunto escolhido. Alguns deles são Paulo Coelho Movies, Um Quadradinho Faz Toda a Diferença e Curta Brasileiro em 3D (este último foi escrito esse ano, mas eu também não tive fontes em que pudesse me basear).

Os blogs que eu via na internt recebendo mais visitas diárias eram aqueles que postavam diariamente (a maioria não postava nos finais de semana), por isso eu também quis publicar meus posts diariamente. O problema era que eu ficava com falta de ideias, e esse motivo contribuia para a minha falta de criatividade nos posts que publicava.
Eu estava recebendo uma quantidade de visitas considerável, para um blog que não tinha muita divulgação (falarei mais sobre isso logo abaixo), mas comentáriso que é bom, neca! A maioria (de um pouquinho) dos comentários eram sobre a parceria e elogios ao blog. Eu até gostava dos elogios, mas queria que meus leitores comentassem o post, e não o blog. Só hoje percebo que os únicos comentários que recebi ano passado, e que comentavam o post, eram nos posts que eu tinha sido mais original e não tinha copiado muito (texto), posts como o Outras da Mídia sobre o Senado.

Eu imaginei o logotipo (ou a logomarca, ou, simplismente, marca), do blog quando pensei em criar uma imagem que caracterizasse meu blog como único na internet, pois não haveria outra imagem igual. Outro motivo foi as parcerias que eu estava concretizando, pois os poucos parceiros que já tinha pediam um banner para colocar em seus sites, então imaginei nesta árvorezinha nascendo de um DVD (leia mais sobre a criação do banner acessando o post Finalmente, A Marca do Blog!).


Uma coisa (ou duas) que foi muito benéfica ao Mídia e Ecologia.com foi o seu Fechamento Temporário. Eu não sei se os leitores desconfiaram, mas o verdadeiro motivo em que eu decretei esta "pausa", foi a falta de comentários que falassem sobre o post em si e a quantidade de visitas (não achava suficiente), mesmo seguindo uma dica do Sem Nome, que "era escrever comentários em outros blogs para que seus respectivos donos também comentassem no seu" (ou algo assim).
Eu até pensei em coninuar a postar depois de uns dois meses, mas o post que fala do fechamento nem recebeu um comentário de indignação, e também acabei ficando com preguiça.
Até um dia em que escrevi um texto, me baseando em livros e internet (era uma pesquisa que escrevi com imnhas próprias palavras). Gostei da sensação de escrever um texto grande, com minhas próprias palavras, e fiquei com vontade de voltar a atualizar o Mídia e Ecologia.com.
Isso aconteceu em Março deste ano e quando abri meu e-mail (que estava sem uso desde o fechamento do blog), vi uma mensagem de Eduardo, que oferecia ajuda para mudar o layout do blog. Tive sorte em aceitar, e o Mídia e Ecologia.com ficou com essa maravilha de layout (leia mais sobre este assunto acessando o post Blog de Cara Nova)!
O beneficio foi (a partir deste ano) publicar posts que eu mesmo escrevo, me limitando a só pegar algumas imagens de outros sites (que cito a fonte). Minha grande inspiração foi a Super Interessante, uma revista da editora Abril que é fantástica! Nela encontro vários assuntos para ter base em meus posts.

Parceria e Parceiros

No começo eu nem sabia o que era uma parceria, até visitei um blog muito legal (agora esqueci qual foi) e vi um botão chamado Parceria no menu dele e fiquei curioso. Cliquei nele, e na outra página, para qual fui rederecionado, estava uma explicação: "a parceria é uma troca de banners ou links que ajudam na divulgação de seu blog e do meu" (ou algo assim).
Gostei da ideia e fui pedindo parceria para os melhores blogs que encontrava, mas eles pediam um banner do Mídia e Ecologia.com para efetuar a parceria (também não sabia o que era, mas logo depois descobri), então pensei em uma logomarca (como explico, logo acima) e criei dois banners, para que eles encaixassem em qualquer blog, mas depois descobri que o tamanhop padrão de banners era 120x60, e eu não podia redimensionar o meu banner banner para este formato, senão a imagem ficava destorcida. Então, depois da minha volta ao blog (este ano, 2010), pensei em um banner só com palavras (acima). Infelizmente ele também fica destorcido, então (recentemente), resolvi criar outro banner para substuir-lo, e ficou bem melhor.

Um fato que quero destacar é a coincidência de vários blogs/sites terem a imagem ao lado para "enfeitar" sua página de parceria. Não sei se é falta de criatividade ou apenas um bom gosto (gostei dessa imagem, mas não quis coloca-la em minha página de Parceria, pois ficaria sem-originalidade).
Outra imagem muito usada é duas pessoas apertando as mãos. Essa eu até entendo, pois ela se torna uma linguagem de duplo sentindo, sendo que parceiro, pode significar amigo, e também divulgador de seu blog/site (no internetês).

Você Sabia que...

... para o post A Copa do Mundo é Verde? foi pensado mais de um título? Pensei em Copa do Mundo Anti-Ecológica e Copa do Mundo "diferente de" Ecologia.

... o lema do blog (Seguindo em Frente, Presevando o Meio Ambiente!) foi inspirado em um filme? Quando pensei em criar uma frase exclusiva para o Mídia e Ecologia.com me lembrei do filme A Família do Futuro em que o lema de um personagem é Siga em Frente, então quis rimar esta frase positiva com algo relacionado a Ecologia, e deu nisso.

... (EM BREVE, MAIS CURIOSIDADES)

Bem, obrigado por ter lido o maior post que já publiquei neste blog (isso não faz parte do Você Sabia...), e por ter acessado o blog, contribuindo o contador com sua visita. Aproveite e faça um comentário. Diga o que achou, se faltou algo, ou se quer saber mais alguma coisa. Responderei o mais rápido que puder!



4 Comentários

  1. puxa, que bom que você resolveu contar a história do blog, pois cheguei aqui "ontem" e agora já me sinto melhor informada! tanto sobre quem é vc e o que pensa, como também os objetivos do blog!
    Bem, eu já te conheci "oiginal", pois tudo o que li aqui foram suas opiniões... adoro isso, por isso comento sempre!
    tbm sou de retribuir visitas e amo quem faz isso!!! tbm quero agradecer as vezes que me brindou com sua ilustre presença lá no meu blog!
    eu ainda não entendo patavinas de html!!! se quiser dar mais dicas sobre banners eu ia gostar muito!
    bjão e parabéns pelo aniversário!!!

  2. D@nil.B says:

    Que bom que você gostou de conhecer mais sobre o blog, e muito obrigado pelas visitas e pelos comentários. Sempre que puder irei lá no Maluquet na Net fazer alguns também!
    Eu quis publicar este post logo para o Mídia e Ecologia.com não ficar sem o post de Domingo (ou Segunda), mas eu ainda não o terminei, só Sábado terei tempo de acabar! Por isso volte aqui e leia o resto!

  3. Danil@
    Acompanhei cada palavra do seu histórico e parecia que você desenvolvia "meu fime" sobre o processo, o histórico do blog.
    Gosto muito da idéia do blog que desenvolvo, porém minhas limitações de tecnologia, ou melhor, informática, limitam o desenvolvimento do blog, e também minha motivação em divulgar alguns temas e artigos que já escrevi.
    Gostei muito do seu blog, realmente é um blog profissional. Parabéns!
    Se você puder coloque algumas dicas de como montar um banner.
    Preciso melhorar meu blog para poder divulgá-lo. Ousei até colocar agora, minha url no top blog, mas preciso melhorar com urgência e tenho muitas limitações com o uso dos recursos técnicos, e isso enfraquece o blog e o blogueiro.
    Estou com mais esperança ao perceber também como você passou e ultrapassou essas dificuldades.
    Seu blog me deixou inspirada até para dar início ao meu trabalho virtual de educação ambiental.
    Meus blogs são:
    http://projetoeccos.blogspot.com
    http://ecofeminino.blogspot.com
    http://ecopedagogiabr.blogspot.com
    Um grande abraço com desejo de muita prosperidade prá você.
    Albenia

  4. D@nil.B says:

    Obrigado pelos elogios, mas eu não sou profissional, não, só tenho algumas boas ideias e iniciativa. O meu conhecimento sobre informática também é mínimo, por isso o Mídia e Ecologia.com só utiliza tecnologia de terceiros, a diferença é, como disse antes, a minha iniciativa de buscar elementos e pessoas para ajudarem o meu blog crescer. O layout deste blog, por exemplo, foi criado por Eduardo Henrique (que me ofereceu grande ajuda aqui), e não por mim.
    Todos os banners que criei foram uma montagem de imagens criadas indivualmente, pelo programa Easy GIF Animator, mas se quiser ajuda profissional acesse Um Banner Para seu Site de Forma Fácil (artigo do Gerenciando Blog).
    Então boa sorte com o seu projeto, prosperidade para você também e até mais!

    P.S.: Como dá para perceber este artigo possui alguns erros, além de faltar alguns fatos a serem contados, mas como estou com o tempo curto não posso atualizar o artigo, então avisarei quando o tiver feito. Fique atenta!


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!