Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR 9 Comentários

Desde os primórdios da humanidade o homem polui o ambiente em que vive, pois para criar uma cidade ele acaba com florestas, e usa o espaço desocupado para contruir casas e indústrias (ou casas de comércio, no inicio das civilizações). E nisso solta muitas moléculas de carbono (e outras substâncias que agora não estou me lembrando) na atmosfera, além dos resíduos químicos, e possivelmente tóxicos, em rios e mares. Assim poluem a natureza e retiram/destroem uma boa quantidade de Oxigênio dos solos e das águas (não, da atmosfera, não o Oxigênio é destruído, e sim o Ozônio).

Por isso foi criado o Dia do Combate à Poluição (quantos posts eu já escrevi sobre datas comemorativas este mês? Eu acho que é meu recorde), que foi ontem 14 de Agosto, assim aprendemos os tipos de poluição existentes para poder combater-los!
Primeiramente devo esclarecer o significado da palavra poluição, mas como não sei exatamente (e os dicionários sempre trazem palavras dificies), transcrevo um ótimo conceito escrito por Jussara de Barros, do site Brasil Escola: "A poluição é a degradação das características naturais do meio ambiente, sejam elas físicas, químicas ou biológicas. Isso acontece em razão da remoção ou adição de substâncias que prejudicam a natureza, seja no ar, no solo ou na água.", agora você sabe porque nós devemos combate-la, certo?

Neste post só irei citar os tipos de poluição que existem, futuramente escreverei outro post que dará continuidade à esse assunto. Enquanto isso, leiam sobre os Tipos de Poluição existentes:


A Poluição Atmosférica é causada por gases expelidos por máquinas/fábricas ou animais e pelo uso de sprays, em certos tipos de produtos, como desodorantes e inseticidas. Principalmente por máquinas, mas as vacas contribuem bastante com a destruição da camada de Ozônio (uma das consequências deste tipo de poluição). A poluição do ar também incita doenças respiratórias nas pessoas, como bronquite e peneumonia, principalmente em tempos frios e secos (como no inverno).


A Poluição Hídrica é, infelizmente, um dos mais comuns tipos de poluição, pois como o homem sempre buscou locais perto de cursos d'água para morar, ele acabou despejando esgotos de todo o tipo neles. Além disso as plantações que usam veneno para ,matar suas pestes tendem a ficar perto de rios e consequetemente, polui suas águas. E tem mais: Com o ar poluído, acontecem as chuvas ácidas, onde a água das nuvens contaminadas poluem rios, mares, plantações e até monumentos históricos, além de roupas, dependendo da acidez da água. O homem sem recursos (ou pobre) também é prejudicado pois sem saneamento básico a água mal tratada é ingerida, causando a contaminação de várias pessoas. E apesar da lei proibir a não-tratação das águas do esgoto, muitas empresas e fábricas não se preocupam com isso, devido, principalmente, à deficiente fiscalização que o governo dá.
A Poluição do Solo (não podia ser solar, né?), é geralmente gerada no interior e em florestas, pois em cidades grandes o solo é coberto por muito ciemento. Ela é causada por venenos e toxicinas usadas por, principalmente, fazendeiros, mas o lixo também ajuda a contaminar a terra, por meio de substâncias maléficas (os "famosos" metais pesados) e, às vezes, radiotivas, que pode se encontrar em pilhas e baterias.

A Poluição Visual não é prejudicial à natureza, mas causa danos ao ser humano, pois pode causar estresse e desconforto visual. Ela acontece atráves do excesso de propagandas (como outdoors, letreiros, grafites e pichações) , que geralmente possuem muitas cores e, na internet, luzes piscando (como a de cima, que na maioria das vezes é enganosa/só vírus). Este tipo de poluição é considerada nova, pois começou com as jogadas de marketing, produzidas por empresas.



A Poluição Sonora também é a favor da natureza, apesar de ser prejudicial ao homem, pois pode levar a surdez. Ela ocorre quando há muito barulho, como shows de rock e turbinas de avião. O ouvido humano é muito prejudicado nesse sentido, pois o homem normalmente ouve cerca de 80dB (decibéis) ou mais por dia, quando o saudável é ouvir até 65dB (veja o gráfico ao lado).

Fontes de Pesquisa: Brasil Escola, Mundo Educação, InfoEscola e Desciclopédia.



9 Comentários

  1. LILIANE says:

    Poluição,
    Gostei da definição que deixou na postagem.
    Cada pessoa pode de alguma forma contribuir para que o ambiente seja mais saudável.
    Acho interessante quanto a poluição visual.
    Neste período eleitoral, alguns candidatos que apóiam o meio ambiente se contradizem enchendo nossas cidades de anúncios e papéis espalhados nas ruas.
    Vamos ter trabalho dobrado pra recolher tudo isso...
    Excelente conteúdo no blog.
    Um abraço
    Boa semana.

  2. Poluição,um assunto muito serio, parabéns pela post continue assim.

  3. é triste, mas a poluição ainda é vista como algo necessário, para que haja lucro, produções em série... estamos parecendo nuvem de gafanhotos em uma plantação, não vamos parar enquanto não destruirmos tudo...
    temos que mudar essa situação!

  4. D@nil.B says:

    Tem razão Liliane, nas eleições esses políticos enchem as ruas de papéis inúteis, pois já fazem campanha pela TV, nos Outdoors e até na Internet! Além do mais, a maioria deles são desonestos, por isso acho mais consiente votar Nulo ou Branco, pois se todos os votos de uma eleição forem nulos irá ocorrer outra eleição sem os mesmos candidatos (talvez alguns mais honestos).
    E obrigado pelo elogio, o Sonhar e Ser também é muito bom. Comentarei lá assim que puder.

    É, poluição é um assunto muito sério Dicas e Blogs, por isso é que temos que nos informar mais sobre ele para poder combate-lo!

    Se não existessem homens gananciosos essa fome pelo poder acabaria. E a poluição não é necessária, Bruna, ela é apenas um descuido que o homem causa por tentar lucrar pelo metódo mais fácil!
    E podemos mudar esta situação ajudando a consientizar essas pessoas de que existem outros metódos menos prejudiciais à natureza para podermos lucrar com nosso produto.

  5. Matheus says:

    Belo post, mas é uma pena que mesmo evitando a poluição, ainda assim as fábricas, industrias etc...liberam uma enorme quantidade de CO2 na atmosfera, e por isso precisamos ajudar as pessoas orientando, como nesse post que explica sobre a poluição. Assim elas entendem o risco que o planeta tem e se previne (as vezes não). Mas valeu cara eu to acompanhando sempre seu blog, muitos sucessos cara. Valeu

  6. XANDROHQ says:

    Ótima dica..vim aqui pra avizar queo outro banner deu poblema e tive que fazer outro,então o novo,banner 120x60 do blog do Xandro já esta em paceirias,ok?pega lá!Abraços!:D

  7. D@nil.B says:

    Obrigado Matheus, e se os gerentes dessas indústrias se informassem mais sobre este problema talvez ele diminuísse, então se você conhecer algum, eu agradeceria se mostrasse este post para ele (:D).
    Mas se mesmo assim eles não mudassem, seria melhor aplicar uma multa bem pesada para o bolso dele, e como esses tipos de pessoas são gananciosas e mesquinhas...

    E, Xandro, o seu banner de 120x60 também está com problemas, então hospede em outro agregador de imagens (como o ImageShack) e me avise.

  8. Bonfim says:

    Dani
    Parabéns pelo seu Blog!
    Seu artigo que trata do problema da poluição me sensibilizou e ampliou minhas informações e visão sobre esta grave adversidade.
    Estou mobilizado nas ações educativas de conscientização social, através da educação, para diminuir as consequências devastadoras sobre o ambiente.

  9. D@nil.B says:

    Obrigado, eu me esforço para manter o Mídia e Ecologia.com com esta qualidade, Bonfim.
    Ainda bem que o meu artigo ajudou a você ampliar os seus conhecimentos, é sempre bom se aprofundar sobre a situação atual deste planeta, que está deplorável. Ainda bem que você está buscando este conhecimento, assim poderá ajudar nossa casa.
    A Terra agradece (e eu também, se você continuar a buscar estas informações no Mídia e Ecologia.com)!


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!