Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR 2 Comentários

Com gráficos fantásticos de cair o queixo e uma trilha sonora excelente (ganhadora de várias premiações), o curta-metragem Pajerama, criado por Leonardo Cadaval, é um dos melhores curtas do mercado de animação brasileiro que já vi.
Pajerama é uma palavra do Tupi-Guarani (idioma nativo do Brasil) que significa Futuro Pajé, e esse índio (o provável "futuro pajé") está no meio de uma caçada quando ele se depara com um monólito negro (referência ao filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço). Só que este monólito na verdade é um enorme ponto de metrô, que é indicado no topo do monumento com o símbolo de um trem e a inscrição "Metro - Sumaré". A partir daí nosso querido personagem indígena é alvo de perseguição de trens, fios telefônicos e até do asfalto da rua!
Pajerama é mais um curta de animação brasileira 3D que é indicado para toda família, pois traz uma reflexão sobre a urbanização do mundo, que está destruindo lindas florestas para construir shoppings, metrôs e outros luxos em que viciamos. O protagonista deste filme é um típico índio tupiniquim (essa palavra me faz lembrar o índio do blog Tupifanzim), que sai em busca de um pequeno animal para poder saciar sua fome, mas acaba achando uma tremenda encrenca urbana. O diretor, que é formado em arquitetura, se baseou nas formas da cidade de São Paulo para criar o ambiente do curta e "contar a história de um jovem índio que vê a floresta se transformar em uma selva de pedra" como comenta Paulo Castilho em uma videorreportagem da TV Cultura (assista ela e confira alguns dados técnicos sobre o curta em Pajerama - Making Of, do blog Animação Brasileira).

Agora assistam esta maravilhosa fábula moderna que nos remete a filosofar sobre o atual comportamento do homem em relação às construções urbanas:


Novamente o video que lhes apresento é do YouTube e nele há 5258 visualizações (êta filminho famoso, sô!), até agora, dia 16/7/2010.
Tem pessoas que acharam o video um protesto contra os metrôs e as tecnologias urbanas, e deram esta opinião nos comentários deste video (no YouTube), mas o comentário de jamescrosst foi esclarecedor a esse ponto: " O video apenas mostra que a modernidade está chegando a todos os lugares. No entanto isso não significa que esta seja algo ruim. Deve haver espaço para os dois mundos. O moderno deve existir , contudo as tradições que ja existiam antes devem ser respeitadas da mesma forma.", isso mesmo James!

Assista mais curtas-metragens brasileiros:
Vida Selvagem
O Curupira




2 Comentários

  1. Gostei muito do seu blog. Fiquei motivada para colocar em prática um trabalho educativo que venho pensando sobre esse tema,há algum tempo.
    Sucesso,
    Albenia

  2. D@nil.B says:

    Muito obrigado, Albenia, e boa sorte com o seu projeto! Espero que ele tenha muita repercussão!


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!