Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Final de Setembro, final de uma vida, dia muito triste para fãs das HQs disney brasileiras. Foi dia 30/9/2009 que Ivan Saidenberg faleceu.

Nasceu em 12 de Novembro de 1940 em Piracicaba/SP. E morreu em 30 de Setembro deste ano por problemas causados por diabetes e insufisiência arterial. Ele se tornou um grande quadrinista brasileiro pelos roteiros e argumentos que ele fazia para revistas (apesar de também de ser desenhista), começou fazendo HQs de Terror e Aventura para as editoras Outubro, La Selva, Taika e Penteado.

Entrou para os estúdios Disney Brasil em 1970, onde escreveu milhares de roteiros para histórias de diversos personagens. Ivan só fazia o roteiro enquanto Renato Canini ou Waldyr Igayara fazia os desenhos. Teve destaque em histórias do Zé Carioca, onde ele e Renato faziam uma dupla perfeita.
" Seus esboços (rough) ficaram conhecidosdentro dos Estúdios Disney pelo dinamismo e pela fluidez de movimento dos personagens, às vezes perdidos na passagem para o nanquim, que exigiam atenção redobrada dos profissionais da arte-final. Escreveu outras várias centenas de roteiros para estúdios brasileiros, tendo colaborado com a Turma do Pererê, de Ziraldo, a Turma do Lambe-Lambe, de Daniel Azulay, e a Turma da Fofura, de Ely Barbosa, juntamente com a esposa Thereza e a filha Lucila. " - Wikipédia.
Em 1984 deixou os estúdios Dianey Brasil. Mas depois retornou em 1988. E em 1993 encerrou definitivamente todas tuas atividades na Editora Abril e na Disney. Viajou para Israel e morou lá trabalhando como segurança, mas voltou ao Brasil aproximadamente 10 anos depois para se aposentar.
" O talento de Saidenberg para fazer rir desfilou além das HQs Disney. Como chargista, ele colaborou no jornal Pasquim de 1977 a 1982 e participou de vários salões de humor, recebendo o Prêmio Júri Popular do Salão de Humor de Piracicaba, em 1979.Receber premiações foi uma constante na vida de Saidenberg. Em 2000, ganhou o último de sua coleção (o Ângelo Agostini na categoria de mestre dos quadrinhos nacionais), que inclui ainda o Prêmio Abril em 1979, 1981 e 1983.O legado artístico de Mestre Said - como era chamado por muitos que com ele trabalharam - consolará os fãs. " - Universo HQ.
O corpo de Ivan Simões Saidenberg foi enterrado nesta manhã no Cemitério Municipal da Vila Júlia, no Guarujá, São Paulo, às 8h30min. O enterro aconteceu no local, às 16 horas.
ME DEDIQUEI MUITO ESCREVENDO ESTE POST E NÃO DEU PARA FAZER AS INDICAÇÕES DE FILMES DA CATEGORIA FINAL DE SEMANA LEGAL. AMANHÃ QUE SERÁ POSTADA AS INDICAÇÕES DE FILMES, AGUARDEM!



0 Comentários


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!