Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário

Hoje é o dia perfeito para ir ao oculista, mesmo que não esteja sentido nada, não faz mal fazer um check-up, pois a prevenção é necessária para nós termos uma boa saúde. E sabe por que estou insistindopara esta consulta ótica? Para aproveitar o dia Mundial da Visão 2009!
Para isso, leia agora informações gerais sobre nossa visão (e algumas doenças também):
" A visão é o primeiro sentido a sofrer os efeitos do envelhecimento - já aos 40 anos muita gente é obrigada a usar lentes de correção para vista cansada (presbiopia). Mas a idade pode trazer problemas mais sérios, como catarata, degeneração macular e glaucoma - doenças que podem levar à cegueira. Esse é o foco escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para esta quinta-feira, Dia Mundial da Visão. O slogan da campanha é "Olhos no futuro - lutando contra a deficiência visual do idoso".
A data faz parte do Programa Visão 2020, criado em 1999, que busca eliminar a cegueira evitável nos próximos 12 anos. No Brasil, é coordenado pelo Ministério da Saúde, por organizações não-governamentais, profissionais e grupos da sociedade civil.A OMS estima que 314 milhões de pessoas sofram algum tipo de deficiência visual em todo o mundo. Dessas, 37 milhões são cegas. O Brasil tem cerca de 4 milhões pessoas com deficiência visual e aproximadamente 1,25 milhão de cegos, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.CatarataO Conselho Brasileiro de Oftalmologia informa que mais de 50% dos casos de cegueira no país devem-se a catarata não operada. A doença, que é a única causa evitável de perda de visão, é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos.Alguns fatores podem provocar ou acelerar o aparecimento do problema, como o uso de esteróides, doenças metabólicas, traumas e exposição a raios UV, entre outros. A correção é feita por cirurgia.GlaucomaEstima-se que existam cerca de 900 mil portadores de glaucoma no Brasil. A doença, que provoca lesão no nervo ótico, leva à cegueira irreversível quando não diagnosticada a tempo. O tratamento geralmente é feito com colírios e, em alguns casos, opta-se pela cirurgia. Degeneração macular relacionada à idade Ocorre geralmente a partir dos 60 anos e afeta a área central da retina (mácula), provocando baixa visão central, dificultando principalmente a leitura. Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem auxiliar no controle da doença. A fotocoagulação por laser é indicada em alguns casos.Doação de córneasMais de 26 mil brasileiros aguardam um transplante de córneas, segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, relativo ao primeiro semestre do ano. Por isso, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia também aproveita o Dia Mundial da Visão para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação. " - Uol Ciência e Saúde.

Tanto à uma preocupação com doenças relacionadas com a visão que o enfoque desse dia, este ano, é sobre o cuidado da saúde de nossos olhos. Assim relata o Portal da Saúde, de Portugal:
" Data comemorada pela primeira vez em 2000. Este ano o enfoque vai para a igualdade de acesso a cuidados de saúde dos olhos.
O Dia Mundial da Visão, data comemorada anualmente na segunda quinta-feira do mês de Outubro, é uma iniciativa que tem por objectivo a sensibilização mundial para a cegueira, deficiência visual e reabilitação de deficientes visuais. Este ano é dado enfoque à igualdade de acesso aos cuidados de saúde dos olhos.
Esta data foi comemorada pela primeira vez em 2000 e é o principal instrumento de promoção da "Visão 2020: O direito a ver", uma acção global promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, que tem por objectivo evitar a cegueira. Estima-se que existam, no mundo, 37 milhões de cegos e 124 milhões de pessoas com deficiência visual. Três quartos dos casos de cegueira são evitáveis. Sem intervenção, o número de pessoas cegas poderá aumentar para 75 milhões até 2020. A OMS está a trabalhar com os Estados Membros para desenvolver e implementar planos nacionais de cuidados de saúde para a visão. "

Para finalizar, assista uma entrevista com o oftalmologista André Cechinel, feita pela emissora Globo:





0 Comentários


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!