Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR 1 Comentário

No dia 5 de Setembro é comemorado o dia da Amazônia, a nossa maior floresta! E quando digo nossa quero dizer, que todas as pessoas, bichos ou plantas do mundo tem o direito de admirar e explorar esta maravilha que Deus fez!
" A extensão da floresta amazônica abrange, além dos estados brasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, área do Mato Grosso, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.
A área da floresta representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro. Além disso, concebe um quinto das águas doces do mundo, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta, com extensão de sete milhões de quilômetros. Os principais rios que formam a bacia são, além do Amazonas, os seus afluentes: Negro, Trombetas e Japurá – à esquerda; e Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá à margem direita.
A Amazônia deve ser preservada, pois é a maior reserva natural do planeta e proporciona o equilíbrio ambiental do mundo.
Sua biodiversidade é muito grande, com espécies animais, vegetais e minerais que formam um ecossistema autossutentável. Pesquisas calculam que em suas riquezas existam cerca de cinco milhões de espécies de plantas, mil e cem espécies de aves; duzentas e cinquenta, de mamíferos; e duas mil, de peixes.
A vegetação da Amazônia é composta por três tipos de matas: a de igapó, de solo inundado; a de várzea, com inundações somente em algumas épocas do ano; e a de terra firme, com solo seco e árvores que alcançam 65 metros.
O clima da região é quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo.
A seringueira é uma das espécies vegetais mais importantes da região, em razão da extração da matéria prima para a produção da borracha, o látex, que é até hoje uma das principais extrações feitas, juntamente com a castanha-do-pará e do guaraná.
Várias espécies vegetais podem ser aproveitadas por indústrias de fabricação de medicamentos e cosméticos, aumentando a economia produtiva do país.
A EMBRAPA – empresa brasileira de pesquisa agropecuária - iniciou em 1990 um trabalho sobre recursos genéticos e a biotecnologia, a fim de organizar a distribuição da heterogeneidade das espécies vegetais da região. Foram levantadas mais de 3.500 espécies, sendo classificadas em gênero e família.
Atualmente, os problemas mais sérios que a Amazônia vem sofrendo são os desmatamentos de suas árvores para o contrabando de madeiras; a caça e a pesca, predatórias, que tem causado a extinção de várias espécies animais; e as disputas de terra. " - Brasil Escola.
Infelismente o desmatamento citado acima é real, mas está diminuindo, no entanto muito pouco. Dá para perceber na matéria em que o blog ambientebrasil postou:
" Os primeiros resultados da regeneração de florestas desmatadas na Amazônia, foi divulgado pelo Inpe, no dia 28 de agosto. O levantamento preliminar, feito para os estados do Amapá, Pará e Mato Grosso, mostrou que em média 20% da floresta desmatada está em processo de recomposição.
Para o cálculo desta área em regeneração, foram consideradas apenas as áreas em que a floresta conseguiu crescer o suficiente para ser identificada pelos satélites. Foram utilizadas imagens do ano de 2007.
No Pará, dos 233.399 quilômetros quadrados (km²) derrubados, cerca de 22% estavam em processo de regeneração.
No Amapá, o percentual em recomposição registrado foi de 25%.
No Mato Grosso, estão se regenerando, o equivalente a 11% da cobertura florestal desmatada.
Este acompanhamento da floresta vai permitir a avaliação do tempo de vida da vegetação secundária e o monitoramento da absorção de carbono pelas novas árvores.
Os dados foram apresentados na inauguração do Centro Regional da Amazônia, nova unidade do Inpe, em Belém (PA). Espera-se que futuramente o monitoramento e as pesquisas sobre a Amazônia feitas pelo instituto, fiquem concentradas nessa unidade. "

O projeto Amazônia é Para Sempre está querendo assinaturas para reforçar o policiamento e o reflorestamento dela, veja o video do projeto:
E parabéns pela maior floresta do mundo, Amazônia!




1 Comentário

  1. Júnior says:

    Não atualizo meu blog muito rápido, porque não posso entrar na internet em dia de semana, porque minha internet é discada, mas logo poderei atualizar meu blog diariamente
    http://novidadesturmadamonica.blogspot.com


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!