Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR Deixe seu comentário










Como citei na postagem anterior, o Folclore é o saber do povo, isto é uma reunião de suas culturas e tradições!
Para isso postei este video acima que monstra figuras e músicas do Folclore Brasileiro. Também fiz uma relação de algumas lendas desse nosso diversificado folclore:



Saci-Pererê

O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.



Mula-sem-cabeça

Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.



Matinta Perereira
Há muito tempo atrás , no Norte do Brasil , morava uma moça chamada Matinta Pereira . Esta mulher era alegre e feliz , seu passatempo predileto era fumar , porém ela tinha um problema : um marido muito furioso e ciumento . Um certo dia , quando Matinta estava grávida , seu marido chegou bêbado e bravo em casa . Por isto , os dois tiveram uma discussão feia e o homem acabou matando a esposa . Porém , como Matinta , era protegida por forças sobrenaturais , ela recebeu um dom : seu espírito ganhou a capacidade de se transformar em mulher de dia e em coruja de noite . Então , como ela gostava de fumar , de dia ela batia nas residências pedindo fumo . Porém , se alguma pessoa negasse a dar o fumo para Matinta , ela voltava de noite para colocar o feto de sua criança morta na porta da casa desta criatura . Quando alguém de alguma família estava para morrer , Matinta tinha a capacidade de perceber este fato e por isto de noite , esta moça virava uma pequena coruja e ia cantar perto da casa desta família.

Lobisomem

Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Curupira

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.


Fontes: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm e http://www.sobrenatural.org/relato/detalhar/3279/matinta_pereira/.




0 Comentários


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!